Política
Lula veta projeto que concedia pensão vitalícia a ex-integrantes do Batalhão Suez
Veto foi justificado pela criação de encargo financeiro para a União sem esclarecer a fonte de custeio e o impacto orçamentário da medida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente projeto de lei que concedia pensão especial vitalícia de dois salários mínimos aos militares que integraram o Batalhão Suez. O projeto (PL 8254/14) era oriundo do Senado e foi aprovado na Câmara dos Deputados no início do mês.
A tropa de oficiais e praças foi enviada pelo Exército Brasileiro ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU criada após a nacionalização do Canal de Suez pelo Egito, em 1956, que levou a um conflito na região.
Lula alegou questão técnica para o veto, após ouvir os ministérios da Defesa, da Fazenda e do Planejamento: o projeto cria encargo financeiro para a União sem esclarecer a fonte de custeio e o impacto orçamentário da medida, como determina a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A mensagem de veto integral foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (31).
O veto será analisado agora pelos deputados e senadores, em sessão conjunta do Congresso Nacional, em data ainda a ser marcada. Para ser derrubado, precisa do voto da maioria absoluta de deputados (257) e de senadores (41).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo