Política
Fiquei de marcar telefonema com Macron sobre paz entre Rússia e Ucrânia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que quer ter com o presidente da França, Emmanuel Macron, "a mesma conversa que tive com a China" em relação à guerra na Ucrânia. "Não dava para conversar na coroação do rei, então fiquei de marcar telefonema para falar com ele porque não é segredo. Já conversei com a Índia, vou voltar a conversar com o Macron."
"Alguém nesse mundo tem que se preocupar com a paz, tomar uma decisão e tentar convencer aqueles que estão em guerra a pararem com a guerra, sentarem e negociar", afirmou a jornalistas após a coroação do Rei Charles III, em Londres, na manhã deste sábado.
Lula disse que também abordará o assunto no encontro dos Brics, no final do ano, para "encontrar um jeito de negociar". "Vamos juntando essas conversas e vamos reunir pessoas em torno de uma mesa. E para isso precisa parar de atirar", ressaltou.
O assessor especial para assuntos internacionais da presidência e ex-chanceler Celso Amorim já viajou à Rússia e deve viajar para a Ucrânia dia 10, segundo Lula.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos