Política
Cooperação entre Brasil e Marrocos na área de Defesa passa na CRE
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (27) o texto do acordo assinado entre os governos de Brasil e Marrocos para cooperação na área de Defesa. O relatório (PDL 1.101/2021) elaborado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), favorável à aprovação, segue agora ao Plenário do Senado.
Amin destacou que o acordo, assinado em 2019, tem ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e apoio logístico, além de ter potencial no fomento da aquisição de produtos e serviços de Defesa. Outro foco é buscar o compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas de ambos os países, incluindo as áreas de ciência e tecnologia.
— O acordo também foca na promoção de ações conjuntas de treinamento e instrução militar, exercícios militares conjuntos e o intercâmbio de informações relacionadas a esses assuntos. Além disso, ainda trata da colaboração em sistemas e equipamentos no campo de Defesa — destaca Amin.
O texto inclui a implementação e desenvolvimento de programas de aplicação de tecnologia de Defesa, considerando a participação da indústria do setor de ambos os países e a transferência de tecnologia e "know-how” entre as duas nações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola