Política
Comissão debate exploração de sal-gema no norte do Espírito Santo
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (2) sobre a importância da exploração e extração de sal-gema. O debate ocorrerá às 10 horas, no plenário 14.
Sal-gema é o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Tais substâncias podem ser usadas em diversas finalidades.
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que pediu a audiência, lembrou que no Espírito Santo foi descoberta a maior jazida de sal-gema da América Latina. São 11 áreas localizadas no norte do Estado, em Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão.
Para ele, é inegável a importância do uso do sal-gema, por ser considerado uma riqueza relevante para o desenvolvimento econômico e da geração de emprego, renda e inclusão social para o País.
"O sal-gema pode ser utilizado na fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e bicarbonato de sódio; na composição de produtos farmacêuticos; nas indústrias de papel, celulose e vidro; e em produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente. É empregado também no tratamento da água e nas
indústrias têxtil e na fabricação de armas", exemplifica o deputado.
Confirmou presença no debate o representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Luis Claudio Santana Montenegro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola