Política
Lula cita machismo em altos cargos de instituições em posse de Tarciana no BB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez há pouco um discurso de questionamento sobre o machismo que ainda impera na direção de importantes instituições no País. Ao citar a ex-presidente Dilma Rousseff, Lula citou o preconceito de indicar a primeira presidente mulher no Brasil e a primeira presidente mulher do Banco do Brasil.
“Eu tive o prazer de ser primeira pessoa a indicar uma mulher para ser presidenta do País. Sei quanto custou preconceito, vencer o ódio que tomava conta das pessoas”, declarou em cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), nesta segunda-feira (16). Segundo ele, o machismo “resultou na queda da presidenta Dilma”.
“Você só tem um compromisso aqui, primeiro é tratar bem os teus parceiros, 85 mil pessoas que trabalham com você no Banco do Brasil, não andar nunca de nariz empinado porque virou presidenta, continue sendo essa mulher simples, porque é isso que vai fazer diferença”, disse. “O Banco do Brasil tem que cuidar do povo que mais necessita.”
Ao destacar o fato de Tarciana ser a primeira mulher a presidir a instituição, ele disse que não é “pouca coisa o que está acontecendo hoje”. “Por que durante tantos anos uma mulher não fez por merecer ser presidente do BB?”, questionou. “O que esse cargo tem de tão especial que só pode ser exercido por homem?”, emendou a pergunta. “No BB, quem escolhe a direção é mais do que machista, com 1ª mulher na presidência em 214 anos.”
Autor: Eduardo Rodrigues, Thaís Barcellos, Sofia Aguiar e Matheus Piovesana
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia