Política
Delegado Andrei Rodrigues toma posse como novo chefe da Polícia Federal
O delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues tomou posse nesta segunda-feira, 2, como diretor-geral da Polícia Federal (PF). A cerimônia aconteceu no Ministério de Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
Rodrigues substitui o delegado Márcio Nunes – o quarto nome a assumir o comando da corporação ao longo do governo Jair Bolsonaro (PL).
O novo chefe da PF foi o responsável pela segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral. Depois da eleição, foi escalado para o Grupo de Trabalho de Justiça e Segurança Pública e coordenou o Grupo de Trabalho de Inteligência Estratégica.
Ao longo da campanha, o delegado pediu a abertura de inquéritos para investigar ameaças a Lula. Também assinou o pedido enviado pela equipe de transição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o porte de armas em Brasília no período da posse.
A aproximação com o PT começou na campanha de 2010, quando o delegado cuidou da segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No governo da petista, assumiu a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, órgão responsável pelas operações de segurança da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.
Currículo
Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Rodrigues tem 52 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guarda Civil da Espanha (CUGC) e pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M).
Delegado de Polícia Federal há mais de vinte anos, foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes em Manaus, da Delegacia Repressão a Crimes Fazendários em Porto Alegre e do Aeroporto Internacional de Brasília. Também foi assistente da Diretoria-Executiva da PF e oficial de ligação da corporação em Madri.
O delegado ainda foi Coordenador-Geral de Polícia Fazendária e chefe da Unidade de Gestão Estratégica da Diretoria de Tecnologia da Inovação da Polícia Federal. O cargo mais recente foi o de chefe da Divisão de Relações Internacionais.
Autor: Redação, O Estado de S. Paulo
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior