Política
PF diz estar empenhada na garantia da segurança no dia da posse de Lula
Em entrevista coletiva à imprensa sobre as prisões e mandados de apreensão dos atos antidemocráticos, a Polícia Federal disse nesta quinta-feira, 29, que está empenhada na segurança da posse do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que todos os esforços estão sendo feitos para garantir a proteção dos presentes no evento. Forças locais e federais estarão preparadas no dia 1º de janeiro em Brasília.
Mais cedo, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal começaram a prender suspeitos de envolvimento em atos de vandalismo em Brasília no dia 12 de dezembro, data da diplomação de Lula.
As 11 ordens de prisão foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os policiais também fazem buscas em 21 endereços ligados aos investigados.
A Operação Nero ocorre simultaneamente em Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
A PF esclareceu em coletiva que, dos 40 identificados, 11 receberam mandados de prisão por condutas individualizadas.
Até o momento, 4 já foram presos: dois em Rondônia, um no DF e outro no Rio de Janeiro.
A segunda fase da operação será identificar os financiadores desses atos.
Autor: Giordanna Neves
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior