Política
STF tem maioria contra liberar Sérgio Cabral; outro julgamento está empatado
A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 3 a 1, nesta terça-feira, para manter a prisão de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro condenado por recebimento de propina. O colegiado é formado por cinco ministros. O julgamento, realizado em plenário virtual, se encerra na próxima sexta-feira, 16.
A segunda turma julga dois processos que podem resultar na liberação do ex-governador. No que formou maioria, os ministros decidem se a Vara Federal de Curitiba, onde o ex-juiz Sérgio Moro atuava, tinha competência para determinar a prisão de Cabral. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça seguiram o relator, Edson Fachin, contra o recurso da defesa. O ministro Ricardo Lewandowski divergiu.
Em outro julgamento, que está empatado, os ministros avaliam recurso contra decisão que negou habeas corpus a Cabral. Neste caso, Edson Fachin e Kássio Nunes Marques votaram contra a liberação do ex-governador. André Mendonça e Ricardo Lewandowski votaram a favor. Caberá ao ministro Gilmar Mendes o voto de desempate.
Autor: Lavínia Kaucz
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior