Política
Renan Filho bate 58% de intenção de votos e segue na liderança para o Senado

Divulgada nesta quarta-feira (17), nova pesquisa Ibrape/CadaMinuto confirma a liderança de Renan Filho (MDB) na disputa pelo Senado Federal. Com 58% das intenções de voto dos eleitores alagoanos, o ex-governador se mantém com folga à frente dos demais candidatos. São 39 pontos de diferença para o segundo colocado, Davi Davino (PP), que tem apenas 19%. Os outros três, Do Valle (PROS), Major Luiz Diego (PSB) e Mário Agra (PSOL), pontuaram só 1%.
O Instituto ouviu 1.992 alagoanos entre os dias 12 e 16 de agosto para levantar as preferências de voto para as eleições de outubro. Do total de entrevistados, 12% não souberam responder e 8% afirmaram que votarão em branco ou nulo. O intervalo de confiança estimado é de 95%, com margem de erro máxima de 2,2% para mais ou para menos.
Em todas as pesquisas eleitorais já realizadas em Alagoas, por diferentes institutos, Renan Filho aparece na dianteira com ampla distância para os demais candidatos. No levantamento anterior do Ibrape, divulgado em julho, o ex-governador tinha 57% da preferência do eleitorado.
Para o governo, Paulo Dantas (MDB), da mesma coligação de Renan Filho, também segue na frente com 34%. Em comparação à última pesquisa, Dantas também cresceu, enquanto o segundo colocado, Fernando Collor (PTB), despencou 4%, e o terceiro, Rodrigo Cunha (União Brasil), caiu 1%. Votariam em branco ou nulo 8% dos entrevistados e 15% não souberam responder.
A pesquisa também avaliou o peso dos apoios políticos aos candidatos e mostra que Paulo Dantas cresce ainda mais com o apoio Renan Filho e do candidato à presidência Lula (PT). Nesse cenário estimulado para o Governo do Estado, Paulo Dantas também lidera, com 46% das intenções de voto.
O levantamento está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob os números AL-06055/2022 e BR-09259/2022.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'