Política
Governo Bolsonaro negou e negligenciou a pandemia, diz Lula

Em entrevista ao vivo à rádio Itatiaia Vale do Aço, de Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, 08, que o presidente Jair Bolsonaro tem que ser responsabilizado pelas perdas que o Brasil teve com a Covid-19, porque ele negou e negligenciou a pandemia, além de não ter tomado as atitudes certas que o resto do mundo tomou.
“Se ele tivesse tomado as atitudes certas teria evitado ao menos metade das mortes. É um crime contra o povo e contra os mais pobres, porque quem morreu mais foram os mais pobres que têm menos possibilidade de tratamento”.
Lula afirmou que o atual governo foi negacionista diante da pandemia e não assumiu as responsabilidades que deveria ter assumido, como compra rápida das vacinas para evitar mortes.
“Temos um governo que é negacionista. Ele não acreditou na pandemia, não acreditou na Covid, não acreditou na Ciência, não acreditou na OMS, não acreditou nos pesquisadores. Ele negou e nega até hoje”, disse o ex-presidente.
Lula ressaltou a importância do SUS no enfrentamento da doença e disse que sem os profissionais no sistema público, o Brasil poderia somar hoje mais de um milhão de mortos.
O principal problema que tivemos durante a pandemia foi ter um governo negacionista. Se não fosse a grandeza do SUS e dos seus profissionais, muito dos quais deram sua vida, teríamos passado de 1 milhão de mortos.
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2022
O Bolsonaro vai jogar o peso dos combustíveis por um subsídio em todo o povo brasileiro, e isso até dezembro. Depois de dezembro, não está claro quem vai fazer a compensação. Quando o que poderia fazer era o subsídio em cima desse lucro enorme da Petrobrás.
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2022
Todos os presidentes da história do país brigaram pela auto-suficiência do petróleo no Brasil. O Brasil hoje está refinando apenas 80% do combustível que precisamos. É preciso refinar mais, para que a gente seja efetivamente auto-suficiente.
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2022
Assista na íntegra:
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B