Política
Bolsonaristas pedem impeachment de ministros do STF em ato na capital de SP
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na tarde deste domingo, 1º, na Avenida Paulista, em um ato convocado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Assim como na manifestação de Brasília, que teve um rápida participação de Bolsonaro pela manhã, os bolsonaristas pediam a demissão dos ministros do STF.
Por volta das 13h, a maior concentração de apoiadores do presidente se encontrava entre as Ruas Peixoto Gomide e Pamplona.
Imagens de Silveira, que é esperado no local, estavam afixadas em alguns dos palcos e carros de som posicionados na avenida. Condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques à democracia e por incitar violência física contra ministros da Corte, o deputado recebeu o perdão de Bolsonaro no último dia 21.
Havia ainda faixas de movimentos de direita como a Marcha da Família, Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil e Foro Conservador. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), pré-candidatos à Presidência, foram alvo de críticas.
As forças de policiamento do Estado de São Paulo prepararam um esquema especial, com efetivo de 840 policiais, para garantir a segurança nas manifestações deste domingo. As centrais sindicais realizam no Pacaembu um ato pelo Dia do Trabalhador. Lula é esperado nesta tarde.
Autor: Renato Vasconcelos
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'