Política
Câmara realiza debate nesta sexta (27) sobre dados abertos do Legislativo

Live será transmitida pelo canal do LABHacker no YouTube. Interessados poderão enviar dúvidas pelo chat. (Antônio Cruz/Agência Brasil)
A Câmara dos Deputados, por meio do Laboratório Hacker, debate nesta sexta-feira (27) a disponibilidade, uso e qualidade dos dados abertos do Legislativo federal. O objetivo é ouvir especialistas da Câmara e do Senado para esclarecer dúvidas sobre o tema, que está diretamente relacionado à transparência e à fiscalização da instituição pela sociedade. O evento será transmitido pelo canal do LABHacker no YouTube, a partir das 15 horas. Os participantes podem enviar dúvidas ou comentários pelo chat.
Foram convidados para o debate o chefe do serviço de dados abertos da Câmara dos Deputados, Fabricio Rocha, e o secretário do Comitê Gestor do Portal do Senado Federal, Washington Brito. Eles vão explicar o conceito de dados abertos, como as duas casas tratam as informações, e as iniciativas que se destacam com o uso desses dados. Também será abordada a obrigatoriedade de os dados abertos governamentais precisarem seguir princípios já estabelecidos – como formatos não-proprietários,
LabTalks
O “LabTalks – explorando ideias na quarentena”, da Câmara dos Deputados, reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente, às sextas-feiras.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026