Política
Bancadas da Câmara começam a orientar votação de vetos a orçamento impositivo –
As bancadas na Câmara começaram a orientar os deputados sobre a votação dos vetos presidenciais ao projeto que entregaria ao Congresso o controle sobre a destinação dos recursos das emendas parlamentares. A orientação das maiores bancadas é pela manutenção do veto e votação, na próxima semana, dos projetos encaminhados pelo Planalto com novas regras.
No momento, os parlamentares votam quatro dispositivos vetados por Bolsonaro no projeto (PLN 51/2019): o poder dos parlamentares para indicar a ordem de prioridade das emendas, o prazo de 90 dias para o Executivo garantir o pagamento das emendas indicadas pelo relator do Orçamento, o contingenciamento linear dos recursos e a previsão de punição caso o governo não faça as transferências.
Se os vetos forem mantidos na Câmara, a votação não será feita no Senado, já que não haveria mais possibilidade de derrubada. Na sequência, os parlamentares irão analisar os vetos de Bolsonaro a outros cinco dispositivos do mesmo projeto. Esses trechos proíbem o Executivo de bloquear os recursos destinados para órgãos como Embrapa e IBGE.
Autor: Daniel Weterman
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido