Política
Debate na UFAL em Delmiro: Padre Eraldo se destaca diante de Carimbão

O primeiro enfrentamento entre os candidatos que concorrem a Prefeitura de Delmiro Gouveia foi marcado pela discussão das propostas que constam nos Planos de Governo, ataques aos grupos políticos e a ausência do terceiro candidato.
A nítida rivalidade entre as coligações Delmiro Em Primeiro Lugar e Delmiro Não Pode Parar – que correspondem as candidaturas majoritárias de Padre Eraldo (que faz oposição a atual gestão) e Givaldo Carimbão, candidato apoiado pelo prefeito Lula Cabeleira -, ficou evidente no debate que aconteceu ontem a noite no restaurante da Universidade Federal de Alagoas – que ultrapassou sua lotação máxima. Temas como saúde, educação, trabalho e infraestrutura esquentaram a discussão.
“Essa é uma gestão falida, que prioriza asfalto e concreto, e não gente”, disse Padre Eraldo quando questionado por Carimbão a respeito da viabilização de recursos para o desenvolvimento social do município. O representante de oposição se colocou contra a continuidade das práticas adotadas por Lula Cabeleira, que são as mesmas indicadas no Plano de Governo de Carimbão. Eraldo aproveitou a oportunidade e citou a necessidade de ações efetivas, como investimento no Canal do Sertão e no turismo local, sempre observando o orçamento.
Já Carimbão apresentou propostas inovadoras. Ele reafirmou que se eleito gastará recursos públicos na construção de uma ponte de vidro para ligar os povoados de Cruz à Jardim Cordeiro, com a finalidade de “abrigar turistas do mundo inteiro”. Esta construção está elencada como uma das prioridades de sua suposta gestão, que também pretende alocar os assentados em cima da obra vendendo cocada. “Vender cocada é digno, roubar é que é feio”, argumentou.
Durante o debate, o apadrinhado de Lula se apropriou das ideias e projetos já aprovados pelo governo estadual e federal, como a criação do Hospital Geral, a Rodoanel, o estádio de futebol e o ginásio. Mas Padre Eraldo contra-atacou, informando ao público que essas propostas não são de responsabilidade da Prefeitura, que deveria investir em mais Educação, Saúde e saneamento básico. Eraldo relembrou ainda que enquanto ocupou o mandato de deputado federal, Carimbão jamais apresentou emenda parlamentar para beneficiar os moradores de Delmiro Gouveia – talvez por ter pouco conhecimento das necessidades da região.
Pesquisa
A última pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, registrada no TRE-AL sob o protocolo Nº 03146/2016 e publicada no jornal Tribuna do Sertão, informa que na corrida para a Prefeitura de Delmiro Gouveia o Padre Eraldo aparece em primeiro lugar com 32% das intenções de voto. Com uma diferença de 6% está Givaldo Carimbão na segunda colocação, com 25% dos votos válidos. Já Valdo Sandes, o candidato que esteve ausente no debate da UFAL, tem apenas 12. Para esta pesquisa foram entrevistadas 401 pessoas, no período de 09 a 15 de setembro. Quando apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, 7% declaram voto em branco ou nulo. Já os que não sabem ou não responderam totalizaram 24%.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira