Política
Aprovado o projeto que beneficia mulheres policiais
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (22), o Projeto de Lei Complementar 275/01, do Senado, que modifica as regras para aposentadoria das mulheres policiais. Conforme o texto que agora depende apenas de sanção da presidente Dilma Rousseff, as servidoras poderão se aposentar após 25 anos de contribuição, desde que tenham atuado na atividade policial por pelo menos 15 anos.
O deputado Paulão (PT/AL), que votou a favor do projeto, disse que a medida é uma conquista importante para a categoria que luta por essa questão há mais de 20 anos.
“Com a nova legislação, as policiais vão se aposentar mais cedo. É um direito que elas já vislumbravam desde a Constituição de 1988, pois a Carta Magna permitiu a aposentadoria das mulheres com tempo diferenciado da dos homens”, disse Paulão.
Pela regra em vigor hoje no país, a aposentadoria voluntária ocorre aos 30 anos de contribuição e aos 20 anos de atuação policial, tanto para policiais do sexo masculino, quanto do feminino.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região