Política
Plenário aprova projeto que cria Semana de Conscientização sobre a Depressão
Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto que cria a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrado anualmente na semana do dia 10 de outubro. A proposição, originada na Câmara dos Deputados, foi aprovada na forma do relatório da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) oferecido à Comissão de Educação (CE) e segue para sanção presidencial.
Autor do PL 2/2020, o deputado Paulo Foletto (PSB-ES) declarou o objetivo de chamar a atenção e debater de forma mais clara a depressão, doença que é conhecida por muitos profissionais da área psiquiátrica como “o mal do século 21”. No mesmo sentido, Zenaide salientou, em Plenário, o agravamento dos índices de depressão como consequência da pandemia de covid-19 e lamentou a resistência de pacientes e familiares a reconhecer os primeiros sintomas da doença.
— Chamar a atenção e dar visibilidade à população da importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento para a depressão é muito importante para a sociedade brasileira como um todo — declarou.
Zenaide Maia ainda citou, em seu relatório, previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até 2030, a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil