Poder e Governo

Luís Felipe Salomão toma posse como presidente do STJ

Salomão assume o comando do tribunal no lugar do ministro Herman Benjamin. O novo vice-presidente é o ministro Mauro Campbell Marques.

Agência O Globo - 19/08/2026
Luís Felipe Salomão toma posse como presidente do STJ
Ministro Luís Felipe Salomão - Foto: STJ Fonte: Agência Senado

O ministro Luís Felipe Salomão toma posse nesta quarta-feira como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para um mandato de dois anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava previsto para comparecer inicialmente, mas não acompanhou a solenidade. Ele foi representado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, e diversos ministros de seu governo, como Wellington César Lima e Silva (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Vinicius Marques (Controladoria-Geral da União), Márcio Elias Rosa (Indústria), Paulo Pereira (Empreendedorismo), Esther Dweck (Gestão) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Também participaram da solenidade os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), além de outros senadores e deputados. O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, também acompanhou a cerimônia.

Salomão assume o comando do tribunal no lugar do ministro Herman Benjamin. O novo vice-presidente é o ministro Mauro Campbell Marques.