Poder e Governo

Defesa de Flávio apresenta novo pedido de investigação após Lula citar enforcamento de 'traidor'

Senador reforçou pedido de investigação sobre o presidente por suposta ameaça e incitação ao crime, agora em razão de fala do petista.

Agência O Globo - 28/07/2026
Defesa de Flávio apresenta novo pedido de investigação após Lula citar enforcamento de 'traidor'
Flávio Bolsonaro - Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

A defesa do senador Flávio Bolsonaro reforçou nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal, o pedido de investigação sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por chamá-lo de "traidor da pátria". Flávio busca que o chefe do Executivo seja alvo de um inquérito por suposta ameaça e incitação ao crime, em decorrência de uma fala do petista durante convenção do PDT, na semana passada.

Os advogados do parlamentar afirmam que, na ocasião, Lula reiterou as frases que motivaram Flávio a acionar o STF em junho contra o atual presidente. Naquela oportunidade, Flávio questionou um discurso proferido por Lula em Catalão (GO), no qual o político chamou a família Bolsonaro de "vendilhões da pátria" e defendeu “forca” para traidores. — São traidores. Por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, foi enforcado — disse.

Conforme a defesa do senador, Lula "voltou a associar a figura de 'traidor' ao enforcamento" durante a convenção do PDT. Os advogados sustentam que o episódio configura uma "reiteração consciente, deliberada e pública" do discurso que levou Flávio a acionar o STF em junho.

Na primeira notícia-crime, os advogados Tracy Reinaldet, Matteus Macedo e Leonardo Castegnaro argumentaram que Lula ultrapassou os limites do embate político ao comentar a viagem de integrantes da família Bolsonaro aos Estados Unidos e classificá-los como “traidores da pátria”.

Agora, a defesa defende que as declarações de Lula não seriam "lapsos retóricos isolados", mas configurariam "incitação à violência política como instrumento de disputa eleitoral". Os pedidos estão no gabinete do ministro Kassio Nunes Marques, mas ainda não houve decisão sobre a abertura de inquérito.