Poder e Governo
'Aqui não tem dinheiro do Vorcaro': Lula ironiza elo entre Flávio Bolsonaro e dono do Master durante visita a hospital em SP
Sem citar diretamente o caso, Lula aproveitou agenda para provocar adversário
Durante visita ao Hospital de Amor, em Barretos (SP), nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma referência indireta ao caso envolvendo o banqueiro Vorcaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Lula afirmou que os investimentos destinados à instituição não tiveram participação do empresário investigado.
Ontem, na agenda da fábrica de fertilizantes da Petrobras, em Camaçari (BA), Lula evitou comentar o episódio, classificando-o como “caso de polícia”. No entanto, nesta quinta, aproveitou a presença em Barretos para provocar o adversário político, com quem deverá disputar a Presidência em 2026.
— Aqui nesse hospital não tem dinheiro do Vorcaro — disse Lula, sendo aplaudido e ovacionado por apoiadores presentes.
Segundo reportagem do site Intercept Brasil, confirmada pelo jornal O Globo e admitida por Flávio Bolsonaro, o senador pediu apoio financeiro ao empresário no dia 8 de setembro de 2025, enquanto buscava recursos para finalizar um longa-metragem. Em áudio enviado ao banqueiro, Flávio afirmou:
“Tá num momento muito decisivo aqui do filme e como tem muita parcela pra trás, cara, tá todo mundo tenso e eu fico preocupado com o efeito contrário ao que a gente sonhou pro filme.”
Inicialmente, Flávio negou qualquer participação de Vorcaro no projeto. Após consultar aliados, ele voltou atrás e permitiu que buscou patrocínio privado:
"O que aconteceu foi um filho procurando patrocínio PRIVADO para um filme PRIVADO sobre a história do próprio pai. Zero de dinheiro público. Zero de Lei Rouanet", declarou o senador.
Vorcaro foi preso pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras bilionárias decorrentes do incêndio do Banco Master. O banqueiro é suspeito de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e emissão de títulos de crédito fraudulentos.
Acompanharam Lula na visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes do setor. Durante a agenda, o presidente elogiou Henrique Prata, dirigente do Hospital de Amor:
— Toda vez que esse moço me importou para pedir recursos, ele me levou um projeto. E eu disse: 'Henrique, não é discurso que me convence, o que me convence é o projeto'. Se o projeto tiver consistência, base real do ponto de vista econômico e tratar da dignidade das pessoas, você não terá dificuldades comigo, porque eu não governo só com a cabeça, eu governo com o coração e gosto de tratar bem as pessoas.
A visita marcou o anúncio da nova regulamentação do programa Agora Tem Especialistas, a criação da Rede de Conectividade Saúde Brasil e o lançamento da pedra fundamental do novo Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD).
Com investimento de R$ 2,2 bilhões, o pacote prevê, entre outras medidas, uma nova tabela de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para 23 medicamentos oncológicos de alto custo, o financiamento concedido de cirurgias robóticas oncológicas na rede pública e a ampliação do acesso à cirurgia mamária.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
5ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco