Poder e Governo

Gleisi prevê envio da indicação de Messias ao STF após o Carnaval

Expectativa de governistas é que presidente Lula se reúna com Alcolumbre antes do envio da mensagem

Agência O Globo - 10/02/2026
Gleisi prevê envio da indicação de Messias ao STF após o Carnaval
Gleisi prevê envio da indicação de Messias ao STF após o Carnaval - Foto: Reprodução / Instagram

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira que "possivelmente" o governo enviará ao Congresso Nacional a mensagem presidencial com a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o feriado do Carnaval.

A previsão de governistas é que o envio ocorra após um encontro entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é que essa reunião aconteça ainda nesta semana, antes de Lula embarcar para viagens durante o Carnaval.

Gleisi ressaltou que ainda não há previsão para a sabatina de Messias no Senado, uma vez que é necessário cumprir o rito de envio da mensagem presidencial. Questionada se o envio ocorreria após o feriado, ela respondeu: "Possivelmente".

— Deve ser [após o Carnaval]. Não conversei com o presidente Lula, mas possivelmente — afirmou a ministra.

Gleisi participou de sessão solene em comemoração aos 46 anos do PT na Câmara nesta manhã. Também estiveram presentes as ministras Márcia Lopes (Mulheres) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), além do presidente do PT, deputados e senadores.

A indicação de Messias para a vaga de Rosa Weber na corte, anunciada em novembro, contrariou a cúpula do Senado, que preferia o ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Diante da dificuldade em obter os votos necessários para aprovar o nome do ministro da Advocacia-Geral da União, o governo adiou a oficialização da indicação ao Senado, em uma tentativa de ganhar tempo. A medida gerou insatisfação em Alcolumbre.

Considerado peça-chave para a governabilidade do Executivo no Congresso durante a gestão Lula 3, Alcolumbre se afastou do Planalto por conta da indicação. No fim do ano, porém, ele se reuniu com Lula, em um primeiro gesto de distensionamento da relação entre Senado e governo.

De lá para cá, governistas avaliam que o clima melhorou entre Senado e Planalto, embora reconheçam dificuldades para aprovar o nome de Messias. Integrantes do governo apostam na conversa entre Lula e Alcolumbre para viabilizar a indicação do ministro da AGU ao STF.