Poder e Governo
Tarcísio ensaia reaproximação e vai visitar Bolsonaro após cancelar ida na última semana
Governador de SP desmarcou viagem anterior após declaração de Flávio Bolsonaro
Com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima quinta-feira, em um movimento que sinaliza tentativa de reaproximação política.
No último fim de semana, Tarcísio também demonstrou apoio à mobilização liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) pela soltura de Bolsonaro. Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador afirmou que a manifestação expressa “uma vontade imensa de mudança” e atribuiu o movimento ao que classificou como inconformismo diante de uma “crise moral” no país.
Na semana passada, Tarcísio havia recuado da visita marcada para o dia 22, preferindo evitar que o encontro fosse interpretado como um gesto político favorável à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto. Embora a justificativa oficial para o cancelamento tenha sido a existência de compromissos em São Paulo, o governador permaneceu no Palácio dos Bandeirantes. Na sexta-feira, Tarcísio alegou motivo pessoal para a ausência e declarou que irá se empenhar na campanha de Flávio Bolsonaro:
— Não tem nada de pressão. Até porque agora a gente vai trabalhar muito em prol do Flávio Bolsonaro, não vai ter problema nenhum com relação a isso. Acho que, com o tempo, as coisas vão se acomodando. Isso é absolutamente normal. Tenho certeza que teremos uma candidatura muito competitiva — afirmou o governador.
Apesar da declaração pública, Tarcísio admitiu a interlocutores o incômodo com a fala de Flávio, que antecipou que, durante a visita, Bolsonaro deixaria claro que não pretende disputar a Presidência e que a reeleição em São Paulo seria prioridade.
Jair Bolsonaro está preso no Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), conhecido como "Papudinha" por estar ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, e todas as visitas precisam ser autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Apesar de afirmar publicamente que tentará a reeleição ao governo paulista, Tarcísio intensificou movimentos para se manter como possível nome na disputa presidencial, com críticas ao governo Lula e articulações sobre seu futuro político.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12