Poder e Governo
Maioria da população se identifica como petista ou bolsonarista, aponta Datafolha
Grupo vinculado a Lula supera apoiadores de Bolsonaro e passa a ser maioria, segundo levantamento
Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, revela que 74% da população brasileira se identifica como petista ou bolsonarista, evidenciando que a polarização política permanece forte no país. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.
Aos entrevistados foi feita a seguinte pergunta: “Considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”
De acordo com os resultados, 40% dos participantes se alinham ao polo petista, associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro somam 34%. Outros 18% se consideram neutros, 6% afirmam não apoiar nenhum dos dois grupos e 1% não soube responder.
Na pesquisa anterior, realizada no fim de julho, o índice de brasileiros que se reconheciam como petistas ou bolsonaristas era de 76%, dentro da margem de erro. Na ocasião, ambos os grupos estavam tecnicamente empatados: petistas eram 39% e bolsonaristas, 37%. Agora, os petistas passaram a ser maioria.
O novo levantamento foi feito após a prisão e condenação de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal pela trama golpista.
O Datafolha também aponta recortes importantes: o petismo é mais predominante entre mulheres (42%), aposentados (45%) e pessoas com escolaridade até o ensino fundamental (52%). O bolsonarismo, por sua vez, é mais presente entre homens (37%), empresários (41%) e indivíduos com renda entre 5 e 10 salários mínimos (42%). Regionalmente, o petismo se destaca no Nordeste (49%) e o bolsonarismo, no Sul (41%). Entre as religiões, petistas tendem a ser mais católicos (48%), enquanto bolsonaristas se identificam mais como evangélicos (47%).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo