Poder e Governo

Tarcísio viaja de férias aos EUA e vice assume governo de SP por 17 dias

Felício Ramuth ficará à frente do estado entre 26 de dezembro e 11 de janeiro

Agência O Globo - 24/12/2025
Tarcísio viaja de férias aos EUA e vice assume governo de SP por 17 dias
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Reprodução / Instagram

Entre 26 de dezembro e 11 de janeiro, São Paulo será governado por Felício Ramuth (PSD), vice-governador do estado. Ele assume o comando em razão das férias do titular, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que viajará com a família para os Estados Unidos, conforme informado por pessoas próximas.

O afastamento de Tarcísio foi comunicado oficialmente ao presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), que publicou a decisão no Diário Oficial na última segunda-feira (22).

Ao retornar ao cargo em 12 de janeiro, Tarcísio de Freitas iniciará o último ano de seu mandato. Apesar de já ter sinalizado a intenção de disputar a reeleição, seu nome também é cogitado para a corrida presidencial, hipótese que perdeu força após o lançamento da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Quem é Felício Ramuth

Filiado ao PSD e indicado à vice-governadoria por Gilberto Kassab, Ramuth é administrador de empresas e foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos. Na eleição de 2020, foi reeleito no primeiro turno com 58% dos votos válidos. Antes de ingressar no PSD, Ramuth permaneceu 28 anos no PSDB.

No início da gestão Tarcísio, o ex-tucano ficou responsável pela coordenação das ações na região da Cracolândia, no centro da capital, uma das principais prioridades do governo.

Com boa relação com o governador, Ramuth busca manter-se como vice em uma eventual nova chapa, mas também considera disputar uma candidatura majoritária caso Tarcísio concorra à Presidência. Nesse cenário, a principal barreira para permanecer na vice seria o interesse de André do Prado em ocupar a posição em 2026. Já para uma candidatura ao governo, Ramuth pode ter como concorrentes o prefeito Ricardo Nunes (MDB), além do próprio André do Prado e Gilberto Kassab.