Poder e Governo
Suplente de Eduardo Bolsonaro é comunicado para assumir mandato definitivo
Missionário José Olímpio retorna à Câmara dos Deputados, onde esteve por duas legislaturas
O suplente Missionário José Olímpio confirmou nesta quinta-feira (data) que já foi formalmente comunicado pela Câmara dos Deputados para assumir, de forma definitiva, o mandato deixado por Eduardo Bolsonaro, cassado por excesso de faltas regimentais.
“Já fui formalmente comunicado pela Câmara dos Deputados para assumir o mandato, conforme os trâmites regimentais”, afirmou Olímpio.
A convocação ocorre após a Mesa Diretora da Câmara declarar, por ato administrativo, a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro, sem necessidade de votação em plenário. O deputado ultrapassou o limite de ausências permitido pelo Regimento Interno da Casa. Fora do país há meses, Eduardo também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente articular, nos Estados Unidos, sanções contra autoridades brasileiras, incluindo ministros da Corte.
Ao comentar sua volta ao Congresso, José Olímpio destacou que sua atuação será pautada por uma agenda conservadora.
“Minha atuação será pautada pela defesa dos interesses da população brasileira, com foco em pautas sociais, liberdade religiosa, fortalecimento da família, geração de emprego e desenvolvimento social”, declarou o parlamentar.
Quem é Missionário José Olímpio
Missionário evangélico e político experiente, José Olímpio retorna à Câmara após ter exercido dois mandatos como deputado federal por São Paulo, entre 2011 e 2019. Filiado ao PL, construiu sua trajetória parlamentar com forte ligação à bancada evangélica e a pautas de costumes, mantendo atuação destacada em temas ligados à liberdade religiosa, família e políticas sociais.
Ao longo da carreira, integrou frentes parlamentares de perfil conservador e se alinhou ao bolsonarismo, embora não faça parte do núcleo mais próximo da família Bolsonaro. Seu perfil é o de um parlamentar ideológico, com discurso voltado ao eleitorado religioso e presença constante em debates sobre valores morais no Congresso.
Com a cassação de Eduardo Bolsonaro, José Olímpio assume como primeiro suplente do PL em São Paulo. Ele era o segundo na lista, mas se tornou o primeiro após Adilson Barroso assumir, nesta semana, o mandato de Carla Zambelli. Por já ter exercido o mandato durante licença-médica, José Olímpio já tomou posse anteriormente e, portanto, não precisará repetir a solenidade. O parlamentar assume o mandato definitivo automaticamente, após a conclusão dos trâmites administrativos internos da Câmara.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil