Poder e Governo
Avaliação do STF e do Congresso segue estável após julgamento de Bolsonaro e PEC da Blindagem
Percepção dos entrevistados oscila dentro da margem de erro, mas confirma tendência de alta na análise positiva sobre a atuação dos ministros do Supremo
Nova pesquisa Datafolha indica que a avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional manteve-se estável entre julho e dezembro, dentro da margem de erro. Os dados, divulgados na noite desta terça-feira, refletem a opinião dos entrevistados após o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por participação em tentativa de golpe, além da tramitação da PEC da Blindagem, proposta que ampliava a proteção de parlamentares contra investigações e processos.
Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados consideram o trabalho dos ministros do STF ruim ou péssimo, ante 36% em julho. Já a avaliação positiva, de bom ou ótimo, subiu para 32%, um aumento de três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (29%). Aqueles que classificam a atuação como regular passaram de 31% para 29%.
O Datafolha destaca uma tendência de crescimento na avaliação positiva do STF desde julho de 2022, quando apenas 23% consideravam o trabalho dos ministros ótimo ou bom. Naquele período, 33% avaliavam como ruim ou péssimo e 38% como regular.
O instituto ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios de todo o país, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Em atualização
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado