Poder e Governo
Lula condecora Janja pela 4ª vez, agora por serviços prestados à educação
Ministros do governo e do STF, políticos, escritores e influenciadores também estão entre agraciados com a Ordem do Mérito Educativo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou nesta sexta-feira (7) um total de 262 pessoas com a Ordem do Mérito Educativo , nomeou personalidades que se destacaram por “serviços excepcionais prestados à educação” no Brasil. Entre os 28 agraciados com o grau de Grã-Cruz, o mais alto da honraria, estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, além de 15 ministros do governo, quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de escritores e influenciadores.
Esta é, pelo menos, a quarta honraria concedida por Lula à primeira-dama desde o início do seu terceiro mandato. Janja já recebeu a Ordem do Rio Branco, maior honraria do governo brasileiro, em 2023; a medalha de mérito Oswaldo Cruz, destinada a quem contribui com o bem-estar físico e mental dos brasileiros, no ano passado; e também a Ordem do Mérito Cultural, em maio deste ano.
Também figuraram entre os premiados com o grau de Grã-Cruz da medalha os escritores Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves e Fernando Moraes — os dois primeiros membros da Academia Brasileira de Letras e o último, biógrafo de Lula e autor de não-ficção. Completam a lista os influenciadores e educadores Gil do Vigor e Felipe Neto.
Entre os ministros agraciados estão Alexandre Padilha (Saúde), Anielle Franco (Igualdade Racial), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Fernando Haddad (Fazenda), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), José Múcio (Defesa), Luciana Santos (Ciência), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Também receberam honrarias o presidente do STF, ministro Edson Fachin, e seus colegas da Corte Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, além do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União.
No grau de Grande Oficial, entre os escritores homenageados estão Conceição Evaristo, Raduan Nassar (autor de "Lavoura Arcaica"), o poeta Fabrício Carpi Nejar e Pedro Bandeira, conhecidos por best-sellers para o público infantojuvenil.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados