Poder e Governo

Cúpula do INSS, ex-ministro e representantes de sindicato rural são alvos de operação sobre descontos indevidos

Operação Sem Desconto mira dirigentes do INSS e da Conafer suspeitos de participação em esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados rurais.

Agência O Globo - 13/11/2025
Cúpula do INSS, ex-ministro e representantes de sindicato rural são alvos de operação sobre descontos indevidos
- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma nova fase da Operação Sem Desconto, tendo como alvos integrantes da cúpula do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dirigentes ligados à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

Entre os investigados estão o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto; o diretor da Conafer, Tiago Abraão Ferreira Lopes; o contador da entidade, Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior; e o empresário Cícero Marcelino de Souza Santos, que prestava serviços à confederação.

Também foi expedido novo mandado de prisão contra o lobista Antônio Carlos Antunes Camilo, conhecido como "Careca do INSS", atualmente detido no Complexo da Papuda, em Brasília.