Poder e Governo

Lula reúne ministros que foram governadores para discutir segurança pública

Presidente convoca ex-governadores do governo federal para debater aumento da violência e estratégias de enfrentamento

Agência O Globo - 13/11/2025
Lula reúne ministros que foram governadores para discutir segurança pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne, na manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, todos os ministros que já foram governadores de estado para discutir ações voltadas à segurança pública.

Entre os participantes estão o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (ex-governador de São Paulo); Rui Costa (ex-governador da Bahia); Renan Filho (ex-governador de Alagoas); Camilo Santana (ex-governador do Ceará); Waldez Goés (ex-governador do Amapá); e Wellington Dias (ex-governador do Piauí).

Também participam da reunião o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo pesquisa divulgada pela Quaest na quarta-feira, houve um "freio" na retomada da popularidade do presidente Lula.

De acordo com a Quaest, a interrupção na melhora da avaliação do governo, observada desde julho, está relacionada à operação policial do dia 28 de outubro, que resultou em 121 mortos e contribuiu para o aumento da violência como principal preocupação dos brasileiros. Em apenas um mês, o temor com a segurança pública subiu de 30% para 38%, enquanto a economia ficou em segundo plano, com 15%.