Poder e Governo
Metalúrgico, sindicalista e um dos 17 irmãos de Lula: saiba quem é Frei Chico, alvo de requerimentos na CPI do INSS
Ao todo, foram apresentados onze convocações de depoimentos citando o vice-presidente do Sindnapi, todos rejeitados em votação da comissão

Um dos 17 irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, foi alvo de onze requerimentos nesta quinta-feira na CPI do INSS. Os parlamentares apresentaram pedidos para que ele, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), citado em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre possíveis fraudes, prestasse depoimento na comissão. Os pedidos, no entanto, foram todos rejeitados na votação do colegiados.
Metalúrgico aposentado, Frei Chico, hoje com 83 anos, iniciou sua trajetória no movimento sindical por volta de 1964, quando se mudou para o ABC Paulista. Frei Chico atua no Sindnapi, cujos endereços foram alvos de mandados de busca e apreensão na Operação Sem Desconto, que investiga um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas diferente de outros dirigentes do Sindnapi, ele não é citado no inquérito.
O sindicalista faz parte do grupo de sete irmãos de Lula filhos de Dona Lindu e Seu Aristides, pais do presidente. São eles: José, conhecido como Zé Cuia, Jaime, Marinete, Genival, chamado de Vavá, Maria e Ruth. O petista tem ainda outros dez irmãos que são filhos de seu pai com a segunda esposa.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF