Geral

Escola Geraldo Melo traz novas perspectivas para jovens do Graciliano Ramos

06/04/2016
Escola Geraldo Melo traz novas perspectivas para jovens do Graciliano Ramos
Escola, que passou a oferecer ensino integral, teve procura recorde na matrícula (Foto: Valdir Rocha)

Escola, que passou a oferecer ensino integral, teve procura recorde na matrícula (Foto: Valdir Rocha)

“Fizemos mais de 500 inscrições para as 225 vagas ofertadas para as turmas de ensino integral. E, mesmo assim, ainda chega aluno todos os dias querendo saber se abrirá novas vagas”.

 

As palavras da diretora-geral Irineide Costa mostram que a Escola Estadual Geraldo Melo é uma referência na oferta de educação de qualidade para a juventude do Conjunto Graciliano Ramos. Esta imagem se consolidou ainda mais após a unidade de ensino adotar a modalidade o ensino integral a partir deste ano letivo, o que ocasionou a grande procura da comunidade.

Nesta quarta-feira (6), o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, entregaram a unidade de ensino reformada à comunidade. O Governo elegeu a expansão da oferta de ensino integral e a recuperação da infraestrutura das escolas como dois dos principais pilares para a melhoria e fortalecimento da educação pública no Estado, dentro da proposta de construção de uma nova Alagoas.

 

Para o secretário Luciano Barbosa, a alta procura motiva professores, diretores e todos que fazem a Educação. “É mais um passo que damos na direção de resgatar a qualidade do ensino ofertado. A nossa juventude merece um ensino de qualidade”, diz Luciano Barbosa.

Futuro profissional – Os 225 estudantes do ensino integral terão os conteúdos curriculares do ensino médio atrelados a cursos de Eventos e de Suporte e Manutenção de Micro.

 

Melch Melo, 14 anos, vai cursar Eventos e se mostra empolgado com a formação.“Acho muito eficiente e, logo quando soube, pensei que seria a oportunidade perfeita de realização tanto pessoal, quanto profissional”, conta.

Ana Carla Quintela, 15 anos, também fará este curso e acredita que, ao se formar, terá mais chances no mercado de trabalho. “É uma oportunidade incrível que estamos tendo. A gente sabe que o primeiro emprego é muito difícil de conseguir e, se já temos uma formação, fica muito mais fácil”, conta a estudante.

 

Obras – A Secretaria da Educação (Seduc) está reformando 72 escolas em todas as regiões de Alagoas. Todas as obras foram devidamente licitadas e nenhuma atrapalhará o andamento do ano letivo.

Além das reformas de manutenção, 31 quadras estão sendo construídas em todo o Estado. E cinco novas escolas estão sendo erguidas em São Miguel dos Campos, Coruripe, Arapiraca, Murici e Quebrangulo.

Ensino Integral – Em 2016, mais 13 escolas passaram a ser de ensino integral, uma para cada Gerência Regional de Educação (Gere). Além da Escola Estadual Marcos Antônio, localizada no Bendito Bentes e que foi pioneira na implantação da modalidade, a capital terá ensino integral nas escolas Geraldo Melo e Rodriguez de Melo, esta última no bairro da Ponta Grossa.

As demais unidades estão em São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São José da Tapera, Penedo, Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia e Rio Largo.