Mundo
Primeiro-ministro britânico, Starmer, pede desculpas às vítimas de Epstein por ter dado a Mandelson um cargo de embaixador
LONDRES (AP) — O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pediu desculpas nesta quinta-feira às vítimas de Jeffrey Epstein por ter nomeado Peter Mandelson como embaixador do Reino Unido em Washington, apesar de seus laços com o financista desonrado.
O primeiro-ministro afirmou que Mandelson mentiu e "retratou Epstein como alguém que mal conhecia"

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, discursa no complexo esportivo Horntye Park, em St Leonards-on-Sea, East Sussex, Inglaterra, na quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026. (Foto de Peter Nicholls/Pool via AP)
Às vítimas, ele disse: “Sinto muito, sinto muito pelo que fizeram a vocês, sinto muito que tantas pessoas no poder tenham falhado com vocês. Sinto muito por terem acreditado nas mentiras de Mandelson e o nomeado, e sinto muito que, mesmo agora, vocês sejam obrigados a assistir a essa história se desenrolar publicamente mais uma vez.”
Starmer nomeou Mandelson, um político veterano, como embaixador nos EUA em 2024. O primeiro-ministro o demitiu em setembro, após a divulgação de e-mails que mostravam que ele mantinha amizade com Epstein mesmo após a condenação do financista em 2008 por crimes sexuais envolvendo uma menor. Epstein morreu por suicídio em uma cela em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações federais nos EUA de abuso sexual contra dezenas de meninas.
Starmer nunca conheceu Epstein e não é acusado de qualquer irregularidade. Mas o primeiro-ministro está sob intensa pressão devido à nomeação, após a divulgação de documentos que revelaram novos detalhes sobre a estreita relação de Mandelson com Epstein.
"Fui enganado", disse Starmer. "Já era de conhecimento público há algum tempo que Mandelson conhecia Epstein, mas nenhum de nós tinha noção da profundidade e da obscuridade dessa relação."
A polícia britânica está investigando Mandelson por possível conduta imprópria em cargo público. Ele não é acusado de nenhum crime sexual

ARQUIVO - O embaixador britânico nos Estados Unidos, Peter Mandelson, discursa durante uma recepção na residência oficial do embaixador em 26 de fevereiro de 2025, em Washington. (Foto de Carl Court/Pool via AP, Arquivo)
Documentos divulgados na semana passada pelo Departamento de Justiça dos EUA contêm novas revelações, incluindo documentos que sugerem que Mandelson compartilhou informações governamentais confidenciais com Epstein após a crise financeira global de 2008. Há também dezenas de mensagens informais e bem-humoradas que apontam para uma relação muito mais próxima do que Mandelson havia divulgado anteriormente.
Os arquivos recentemente divulgados também sugerem que, entre 2003 e 2004, Epstein enviou três pagamentos totalizando US$ 75.000 para contas ligadas a Mandelson ou a seu parceiro Reinaldo Avila da Silva, atualmente seu marido.
Mandelson, de 72 anos, tem sido uma figura importante e controversa no Partido Trabalhista desde a década de 1990. Ele teve que renunciar duas vezes a cargos importantes em administrações anteriores devido a escândalos envolvendo dinheiro ou ética.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, discursa no complexo esportivo Horntye Park, em St Leonards-on-Sea, East Sussex, Inglaterra, na quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026. (Foto de Peter Nicholls/Pool via AP)
Ele foi escolhido como embaixador porque sua experiência em comércio, sua rede de contatos e seu domínio das "artes obscuras" da política foram considerados trunfos para lidar com o governo do presidente Donald Trump.
Os críticos afirmam que os laços de Mandelson com Epstein tornaram sua nomeação muito arriscada e que Starmer foi, na melhor das hipóteses, ingênuo.
“Acho que o primeiro-ministro demonstrou que seu discernimento é questionável”, disse a parlamentar trabalhista Paula Barker. “Acho que ele tem perguntas a responder. Acho que ele tem um longo caminho a percorrer para reconstruir a confiança do público e a confiança dentro do nosso partido.”

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ajusta seus óculos enquanto aguarda para discursar no Complexo Esportivo Horntye Park, em St Leonards-on-Sea, East Sussex, Inglaterra, na quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026. (Peter Nicholls/Pool Photo via AP)
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público