Mundo

'Kpop Demon Hunters' conquista o primeiro Grammy de K-pop, Steven Spielberg ganha seu primeiro Grammy e alcança o status de EGOT

Maria Sherman, repórter musical da Associated Press 01/02/2026
'Kpop Demon Hunters' conquista o primeiro Grammy de K-pop, Steven Spielberg ganha seu primeiro Grammy e alcança o status de EGOT
O apresentador Darren Criss, à esquerda, entrega o prêmio de melhor álbum de dance/eletrônica para FKA Twigs por "EUSEXUA" durante a 68ª edição anual do Grammy Awards no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles - Foto: AP/Chris Pizzello

LOS ANGELES (AP) — A 68ª edição anual do Grammy Awards acontece neste domingo e o clima estava animado desde o início, após uma série de momentos históricos consecutivos.

"Golden", do filme "KPop Demon Hunters", venceu a categoria de Melhor Canção Original para Mídia Visual na cerimônia de premiação, marcando a primeira vez que um artista de K-pop conquista um Grammy. Os compositores fizeram seus discursos de agradecimento em inglês e coreano, destacando o apelo bilíngue da canção

O apresentador Darren Criss aparece durante a 68ª edição anual do Grammy Awards, no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. (Foto AP/Chris Pizzello)

O prêmio de melhor filme musical foi para "Music for John Williams", o que significa que o diretor Steven Spielberg ganhou oficialmente seu primeiro Grammy . Isso o torna um vencedor do EGOT — um artista com um Emmy, Grammy, Tony e Oscar.

A cerimônia de estreia, um programa realizado antes da transmissão televisiva no Peacock Theater, que fica ao lado, começou com o músico e apresentador Darren Criss preparando o terreno — entregando o primeiro prêmio do dia, de melhor performance pop/dupla para Cynthia Erivo e Ariana Grande por "Defying Gravity". Elas não estavam presentes para receber o prêmio.

Um número impressionante de 86 Grammys serão entregues antes da transmissão.

Yungblud ganhou seu primeiro Grammy de melhor performance de rock por sua versão de "Changes (live from Villa Park)" do Black Sabbath, que ele apresentou no último show de Ozzy Osbourne. A banda de hardcore Turnstile também ganhou seu primeiro Grammy de melhor álbum de rock e, posteriormente, de melhor performance de metal.

"Para Baltimore, obrigado, nós amamos vocês", disse o vocalista Brendan Yates.

ARQUIVO - Kendrick Lamar se apresenta durante o intervalo do Super Bowl 59 da NFL, jogo entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles, no domingo, 9 de fevereiro de 2025, em Nova Orleans. (Foto AP/Frank Franklin II, Arquivo)

A banda The Cure ganhou o prêmio de melhor música alternativa, mas não pôde comparecer porque estava no funeral de Perry Archangelo Bamonte, guitarrista e tecladista de longa data da banda, que faleceu no mês passado.

FKA twigs ganhou seu primeiro Grammy de melhor álbum de dance/eletrônica por “EUSEXUA”. “Eu não esperava estar aqui. Fiquei muito feliz com a indicação”, disse ela em seu discurso. “Muito obrigada — uau.”

“Para todos os jovens latinos da periferia que estão assistindo, tudo é possível”, disse o rapper Lefty Gunplay, que também ganhou seu primeiro Grammy de melhor performance de rap por sua participação em “TV Off”, de Kendrick Lamar.

Anteriormente, Edgar Barrera anunciou alguns dos prêmios das categorias de música latina: Natalia Lafourcade ganhou o prêmio de melhor álbum pop latino por “Cancionera”; o de melhor álbum de rock latino ou alternativo foi para CA7RIEL & Paco Amoroso por “Papota”. Esta foi a primeira vitória deles em sua primeira indicação. Em seus discursos, em espanhol, eles agradeceram à Argentina, seu país natal, e a toda a América Latina. O prêmio de melhor álbum de música mexicana (incluindo tejano) foi para Carín León por “Palabra De To's (Seca)”. Esta foi sua segunda vitória em sua segunda indicação.

O tom é drasticamente diferente do ano passado. A premiação de 2025 foi completamente repensada e reorientada para os esforços de ajuda humanitária após os devastadores incêndios florestais na região de Los Angeles. Em 2026, o foco volta-se para a música, com Kendrick Lamar, Lady Gaga, Bad Bunny e outros competindo durante a cerimônia televisionada.

A energia estava alta desde o primeiro minuto na cerimônia de estreia: Earth, Wind & Fire fizeram uma apresentação de abertura eletrizante de “Shining Star”, com a participação de Israel Houghton, Lila Ike, Grace Potter, Maggie Rose e Trombone Shorty.

“É assim que se começa um show!”, disse Harvey Mason Jr., CEO e presidente da Recording Academy, em seu discurso de abertura. “Isso é uma declaração. Isso é alegria. Isso é resiliência.

Esta combinação de fotos mostra Jack Antonoff, à esquerda, Kendrick Lamar, ao centro, e Lady Gaga. (Foto AP)

Após a cerimônia de estreia, o comediante Trevor Noah apresentará o show principal pelo sexto e último ano , e um momento histórico poderá acontecer quando alguns dos maiores nomes da música se reunirem. Aqui estão alguns pontos importantes para saber antes do show de domingo na Crypto.com Arena.

Artistas se manifestam contra as medidas repressivas do governo Trump em relação à imigração.

Na cerimônia de estreia, os artistas apresentaram mensagens contra o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos).

A categoria de melhor dupla/grupo country foi para os estreantes Shaboozey e Jelly Roll. Shaboozey aceitou o prêmio com lágrimas nos olhos. "Quero agradecer à minha mãe, que hoje se aposentou após 30 anos de trabalho como enfermeira em uma ala psiquiátrica, como imigrante neste país. Obrigada, mãe."

“Os imigrantes construíram este país, literalmente. Então, isto é para eles”, concluiu. “Obrigado por trazerem a sua cultura, a sua música e as suas histórias.”

Amy Allen ganhou o prêmio de compositora do ano (não clássica) pelo segundo ano consecutivo e usou um broche com a inscrição “ICE Out”, uma mensagem contra a imigração ilegal. O mesmo aconteceu com Kehlani, que ganhou seu primeiro Grammy de melhor performance de R&B e, posteriormente, o segundo de melhor canção de R&B.

“Eu nunca ganhei nada antes, é uma sensação muito louca”, disse ela, lutando contra as lágrimas, ao relembrar sua primeira indicação, há 10 anos. Em seguida, mudou de assunto para o momento político atual: “Vou terminar dizendo: foda-se o ICE”.

"Estou com medo", disse Gloria Estefan sobre o atual momento político nos bastidores do Grammy. "Há centenas de crianças em centros de detenção... Não reconheço meu país neste momento.

A equipe do KPop Demon Hunters reage na plateia ao ganhar o prêmio de melhor canção escrita para mídia visual por "Golden" durante a 68ª edição anual do Grammy Awards, no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. (Foto AP/Chris Pizzello)

Como assistir ao desfile e ao tapete vermelho

O programa principal será transmitido ao vivo pela CBS a partir das 20h (horário do leste dos EUA) do dia 1º de fevereiro.

A cerimônia do Grammy também pode ser assistida por meio de serviços de streaming de TV ao vivo que incluem a CBS em sua programação, como Hulu + Live TV, YouTube TV e FuboTV.

Os assinantes do plano premium do Paramount+ poderão assistir à cerimônia do Grammy ao vivo; os assinantes do plano essencial do Paramount+ terão acesso sob demanda no dia seguinte.

A Associated Press está apresentando um programa especial de quatro horas sobre o tapete vermelho, com entrevistas e imagens de moda. A transmissão será feita pelo YouTube e pelo APNews.com antes do Grammy, que acontece no domingo.

Quem está indicado ao Grammy de 2025?

Kendrick Lamar lidera as indicações ao Grammy de 2026 com nove nomeações. Lady Gaga, Jack Antonoff e o produtor musical e compositor canadense Cirkut vêm a seguir com sete indicações cada.

Sabrina Carpenter, Bad Bunny, Leon Thomas e Serban Ghenea receberam seis indicações cada. Andrew Watt, Clipse, Doechii, Sounwave, SZA, Turnstile e Tyler, the Creator receberam cinco indicações cada.

Quem estará presente e se apresentará no Grammy?

Doechii, Harry Styles, Carole King, Chappell Roan, Charli XCX, Jeff Goldblum, Karol G, Lainey Wilson, Marcello Hernández, Nikki Glaser, Q-Tip, Queen Latifah e Teyana Taylor apresentarão prêmios no Grammy de 2026.

Entre os artistas que se apresentarão estão Justin Bieber, Clipse, Pharrell Williams, Sabrina Carpenter, Bruno Mars, Rosé, Tyler, the Creator, Lady Gaga e todos os oito indicados a melhor artista revelação deste ano: Leon Thomas, Olivia Dean, o grupo feminino internacional Katseye, The Marías, Addison Rae, sombr, Alex Warren e Lola Young.

Reba McEntire, Brandy Clark e Lukas Nelson subirão ao palco para a homenagem póstuma. Lauryn Hill prestará tributo a D'Angelo e Roberta Flack. Post Malone, Andrew Watt, Chad Smith, Duff McKagan e Slash homenagearão Ozzy Osbourne.

Yungblud, à esquerda, e Sharon Osbourne chegam à 68ª edição anual do Grammy Awards no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. (Foto de Jordan Strauss/Invision/AP)