Mundo

Fonte da AP: Presidente do Fed, Powell, comparecerá à audiência na Suprema Corte sobre o caso Cook.

Christopher Rugaber, redator de economia da Associated Press 19/01/2026
Fonte da AP: Presidente do Fed, Powell, comparecerá à audiência na Suprema Corte sobre o caso Cook.
ARQUIVO - O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa na sede do Federal Reserve, na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, em Washington - Foto: AP/Jacquelyn Martin, arquivo

WASHINGTON (AP) — O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comparecerá às audiências orais da Suprema Corte nesta quarta-feira em um caso envolvendo a tentativa de demissão da governadora do Fed, Lisa Cook, uma demonstração incomum de apoio por parte do presidente do banco central.

O Supremo Tribunal está analisando se o presidente Donald Trump pode demitir Cook, uma tentativa sem precedentes da Casa Branca de remover um funcionário nomeado pelo ex-presidente Joe Biden. Powell planeja comparecer à sessão de quarta-feira, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto

ARQUIVO - Lisa Cook, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve, reage durante um evento na Brookings Institution, na segunda-feira, 3 de novembro de 2025, em Washington. (Foto AP/Mark Schiefelbein, arquivo)

É uma demonstração de apoio muito mais pública do que a que o presidente do Fed havia demonstrado anteriormente a Cook, a quem Trump tentou demitir no final de agosto . Mas isso ocorre após o anúncio de Powell na semana passada de que o governo Trump enviou intimações ao Fed, ameaçando uma acusação criminal sem precedentes contra o presidente do Fed.

Em 11 de janeiro, Powell divulgou uma declaração em vídeo condenando as intimações como "pretextos" para os esforços de Trump em forçá-lo a reduzir drasticamente a principal taxa de juros do Fed.