Mundo
Alguns funcionários de uma importante base americana no Catar foram aconselhados a evacuar o local, após autoridades iranianas mencionarem um ataque anterior
WASHINGTON (AP) — Alguns militares de uma importante base militar dos EUA no Catar foram aconselhados a evacuar o país até a noite de quarta-feira, informou um oficial americano. A decisão foi tomada após um alto funcionário iraniano mencionar um ataque ocorrido anteriormente na região.
O oficial, que falou à Associated Press na quarta-feira sob condição de anonimato para discutir planos confidenciais, descreveu a movimentação na Base Aérea de Al Udeid, no Catar, como uma medida de precaução. O oficial não quis dar mais detalhes sobre a movimentação, incluindo se a evacuação era opcional ou obrigatória, se afetou tropas ou pessoal civil, ou o número de pessoas aconselhadas a deixar o local, alegando a necessidade de segurança operacional.
Em resposta, o Catar afirmou na quarta-feira que tais medidas estavam sendo “adotadas em resposta às atuais tensões regionais”.
“A OMI reafirma que o Estado do Catar continua a implementar todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança e a proteção dos seus cidadãos e residentes como prioridade máxima, incluindo ações relacionadas com a proteção de infraestruturas críticas e instalações militares”, afirmou o gabinete de imprensa do Catar numa publicação no Facebook.

ARQUIVO - O presidente Donald Trump conversa com repórteres a bordo do Air Force One na Base Aérea de Al Udeid em Doha, Catar, em 25 de outubro de 2025. (Foto AP/Mark Schiefelbein, Arquivo)
O Pentágono se recusou a comentar sobre as perguntas a respeito da medida.
Isso ocorre em meio à continuidade dos protestos antigovernamentais no vizinho Irã, e o presidente Donald Trump afirmou estar disposto a realizar operações militares no país caso o governo continue a retaliar contra os manifestantes.
A base, que abriga milhares de militares americanos, foi alvo do Irã em junho, em retaliação aos ataques dos EUA às suas instalações nucleares.
Ali Shamkhani, conselheiro do Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei, escreveu na plataforma social X: “O presidente dos EUA, que fala repetidamente sobre a agressão fútil contra as instalações nucleares do Irã, faria bem em mencionar também a destruição da base americana em Al-Udeid por mísseis iranianos.”
“Certamente ajudaria a criar uma compreensão real da vontade e da capacidade do Irã de responder a qualquer agressão”, acrescentou.
Autoridades iranianas e catarianas conversaram na terça-feira em meio à repressão violenta no Irã e às crescentes ameaças dos Estados Unidos de intervir caso os manifestantes não sejam poupados.
Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, conversou por telefone com o xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, primeiro-ministro do Catar.
Em uma declaração sobre o assunto, Al Thani afirmou que "reafirmou o apoio do Estado do Catar a todos os esforços de desescalada, bem como a soluções pacíficas para aumentar a segurança e a estabilidade na região".
A decisão do Irã, em junho, de retaliar os ataques dos EUA visando a extensa instalação no deserto nos arredores de Doha criou uma tensão incomum entre os dois vizinhos marítimos, com autoridades do Catar afirmando que foram pegas de surpresa.

ARQUIVO - O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, discursa na Base Aérea de Al Udeid, em 15 de maio de 2025, em Doha, Catar. (Foto AP/Alex Brandon, Arquivo)
Nenhum militar americano ou catariano ficou ferido, afirmou o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, observando que as duas forças trabalharam juntas para defender a base. Um oficial militar do Catar disse que um dos 19 mísseis disparados pelo Irã não foi interceptado e atingiu a base, mas o presidente republicano dos EUA afirmou na época, em uma publicação nas redes sociais, que "quase nenhum dano foi causado".
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026