Mundo
Trump visitará uma fábrica da Ford e promoverá a produção industrial em Detroit
DETROIT (AP) — O presidente Donald Trump viajará a Michigan na terça-feira para promover seus esforços para impulsionar a indústria manufatureira dos EUA, tentando dissipar os temores sobre um mercado de trabalho em declínio e as preocupações de que os preços, ainda em alta, estejam afetando o bolso dos americanos.
A excursão de um dia incluirá uma visita a uma fábrica da Ford em Dearborn, que produz as picapes F-150, o veículo nacional mais vendido nos EUA. O presidente republicano também deverá discursar no Detroit Economic Club, no MotorCity Casino.
As eleições de novembro, realizadas fora do ciclo eleitoral na Virgínia, Nova Jersey e outros estados, mostraram uma mudança de postura em relação aos republicanos, à medida que as preocupações públicas com questões do cotidiano persistem. Em consequência disso, a Casa Branca afirmou que Trump daria maior ênfase ao diálogo direto com o público sobre suas políticas econômicas, após ter realizado relativamente poucos eventos pelo país no início de seu mandato.
O presidente sugeriu que os receios sobre a acessibilidade financeira são uma "farsa" desnecessariamente fomentada pelos democratas. Ainda assim, embora tenha imposto tarifas elevadas aos parceiros comerciais dos EUA em todo o mundo, Trump reduziu algumas delas no que diz respeito à fabricação de automóveis — incluindo a prorrogação das taxas de importação sobre autopeças estrangeiras até 2030 .
A Ford anunciou no mês passado que estava abandonando os planos de fabricar uma F-150 elétrica , apesar de ter investido bilhões de dólares em uma eletrificação mais ampla, depois que o governo Trump reduziu as metas de que metade de todas as vendas de veículos novos fossem elétricas até 2030, eliminou os créditos fiscais para veículos elétricos e propôs o enfraquecimento das regras de emissões e consumo de combustível .
A visita de Trump a Michigan ocorre após discursos focados na economia que ele fez no mês passado na Pensilvânia — onde suas queixas sobre imigrantes que chegam aos EUA de países “imundos” receberam mais atenção do que suas promessas de combater a inflação — e na Carolina do Norte, onde ele insistiu que suas tarifas impulsionaram a economia, apesar dos moradores notarem o aumento dos preços .
Trump venceu em Michigan em 2016 e 2024 , depois de o estado ter votado nos democratas e apoiado Joe Biden em 2020. Ele marcou seus primeiros 100 dias no cargo com um discurso em formato de comício em abril, nos arredores de Detroit, onde se concentrou mais em antigas desavenças de campanha do que nos planos econômicos ou políticos de seu governo.
Durante essa visita, há quase nove meses, Trump também discursou na Base Aérea da Guarda Nacional de Selfridge e anunciou uma nova missão para caças, dissipando os temores de que a base pudesse ser fechada. Isso representou uma vitória para a governadora democrata de Michigan, Gretchen Whitmer — e os dois até se abraçaram .
Desta vez, os democratas criticaram duramente a viagem do presidente, destacando a oposição dos republicanos em nível nacional à prorrogação dos subsídios para a saúde e relembrando um momento em outubro de 2024, quando Trump sugeriu que a permanência dos democratas na Casa Branca significaria que "todo o nosso país acabaria como Detroit".
"Vocês vão ter um grande problema nas mãos", disse Trump durante um evento de campanha naquela época.
Curtis Hertel, presidente do Partido Democrata de Michigan, afirmou que “depois de passar meses alegando que a acessibilidade financeira era uma 'farsa' e criando uma crise de saúde para os moradores de Michigan, Donald Trump agora vem a Detroit — uma cidade que ele detesta — para promover sua agenda que prioriza os bilionários, enquanto as famílias trabalhadoras sofrem”.
“Os moradores de Michigan estão sentindo os efeitos da economia de Trump todos os dias”, disse Hertel em um comunicado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026