Mundo
Uma nova pesquisa mostra que os jovens americanos estão rejeitando cada vez mais os partidos Democrata e Republicano.
WASHINGTON (AP) — Segundo novas pesquisas, os americanos estão rejeitando cada vez mais os dois principais partidos políticos.
Uma nova pesquisa da Gallup revelou que pouco menos da metade, 45%, dos adultos americanos agora se identificam como independentes . Isso representa uma mudança substancial em relação a 20 anos atrás, quando cerca de um terço dos americanos dizia não se identificar nem com os democratas nem com os republicanos.
Segundo a análise da Gallup, esse grupo parece estar cada vez mais motivado pela insatisfação com o partido no poder. Essa dinâmica pode ser benéfica para os democratas nas eleições de meio de mandato deste ano, mas não garante lealdade duradoura. A Gallup constatou que os independentes se aproximaram dos democratas ao longo do último ano quando questionados sobre sua preferência partidária, mas a opinião pública em relação ao partido não melhorou. Isso sugere que os ganhos dos democratas provavelmente estão mais relacionados à crescente hostilidade dos independentes em relação ao presidente Donald Trump.
Os jovens, em particular, estão rejeitando os partidos políticos em taxas muito mais altas do que as gerações mais velhas. Mais da metade da Geração Z e dos Millennials se identificam como independentes politicamente, enquanto a maioria das gerações mais velhas se alinha a um partido. Isso é diferente do passado, quando mais jovens adultos se identificavam com os Democratas ou os Republicanos. E é parte da razão pela qual mudanças frequentes e drásticas no poder político podem se tornar cada vez mais comuns.
Democratas recuperam vantagem entre os eleitores independentes.
Os independentes são, há muito tempo, o maior grupo político nos EUA, e seu número aumentou nos últimos 15 anos. Mas, frequentemente, eles tendem a se alinhar mais com um dos partidos do que com o outro.
Este ano, o Partido Democrata ganhou vantagem em termos de filiação partidária quando os eleitores independentes foram questionados sobre sua inclinação pelo Partido Democrata ou pelo Partido Republicano. Quase metade (47%) dos adultos americanos se identificam como democratas ou tendem a se identificar com o Partido Democrata, enquanto 42% são republicanos ou tendem a se identificar com o Partido Republicano. Isso indica como os americanos se sentem em relação às suas afiliações políticas, e pode não se refletir no registro eleitoral em si.
Isso alterou a vantagem de filiação partidária de três anos que o Partido Republicano detinha durante o mandato do presidente Joe Biden, revertendo para a posição que os democratas ocupavam durante o primeiro mandato de Trump.
Embora isso certamente não seja uma má notícia para os democratas, que buscam recuperar uma ou ambas as casas do Congresso em novembro, é mais provável que estejam se beneficiando da insatisfação dos independentes com Trump do que construindo uma boa vontade duradoura para si mesmos. A aprovação de Trump entre os independentes caiu constantemente ao longo do ano, enquanto a popularidade dos democratas permanece historicamente baixa.
Os jovens impulsionam a força dos negócios independentes.
Os jovens americanos estão impulsionando o recente aumento no número de adultos nos EUA que se identificam como independentes.
A pesquisa Gallup revelou que a maioria dos adultos da Geração Z e dos Millennials – nascidos entre 1981 e 2007 – se identifica como independente. A identidade independente é menos consolidada nas gerações mais velhas, com apenas cerca de 4 em cada 10 pessoas da Geração X se declarando independentes, e aproximadamente 3 em cada 10 adultos mais velhos fazendo o mesmo.
Os jovens adultos de hoje têm maior probabilidade do que as gerações anteriores de se identificarem fora dos partidos Democrata e Republicano. Embora 56% dos adultos da Geração Z se declarem independentes, esse número é maior do que em 2012, quando 47% dos Millennials se declaravam independentes, e em 1992, quando 40% dos adultos da Geração X se identificavam dessa forma, de acordo com a análise da Gallup.
Isso significa que essa tendência provavelmente não mudará, a menos que os partidos consigam mudar a forma como os jovens os enxergam.
Os americanos independentes são, cada vez mais, os moderados.
Pesquisas do Gallup mostram que os americanos que se identificam como moderados estão cada vez menos se vendo em nenhum dos dois partidos.
Ao longo da última década, mais eleitores independentes têm descrito suas visões políticas como "moderadas", enquanto democratas e republicanos têm se tornado menos propensos a se identificar como moderados.
Em 2025, cerca de metade dos independentes, 47%, se consideravam moderados, em comparação com cerca de 3 em cada 10 democratas e cerca de 2 em cada 10 republicanos.
Ao mesmo tempo, democratas e republicanos estão cada vez mais polarizados em suas ideologias. Cerca de 6 em cada 10 democratas se consideram liberais, enquanto a parcela dos que se consideram moderados está entre as mais baixas de todos os tempos. Entre os republicanos, 77% se consideram conservadores, e a identidade moderada também está em seu ponto mais baixo.
Isso cria mais um desafio para os partidos enfrentarem, já que apelar ao centro para conquistar o crescente número de eleitores independentes pode correr o risco de alienar os membros mais comprometidos de sua base.

ARQUIVO - Local de votação durante as primárias, em 21 de maio de 2024, em Kennesaw, Geórgia. (Foto AP/Mike Stewart, Arquivo)
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026