Mundo Tech

Startup americana reinventa telefone fixo para crianças

Em busca de uma alternativa mais saudável aos smartphones, a Tin Can lança telefone fixo por wi-fi voltado ao público infantil

Agência O Globo - 01/12/2025
Startup americana reinventa telefone fixo para crianças
- Foto: Ilustração de IA

O tradicional telefone fixo, que parecia ter ficado no passado, ganha nova vida e propósito. Preocupado com o impacto dos smartphones sobre os filhos pequenos, o empresário americano Chet Kittleson apostou que uma tecnologia clássica poderia ser reinventada para o futuro.

A Tin Can, startup fundada por Kittleson, resgata a nostalgia dos anos 1980 ao criar um telefone fixo moderno, projetado especialmente para crianças. Com visual retrô, o aparelho é vendido em dois modelos, ambos por US$ 75 (cerca de R$ 400), e utiliza tecnologia wi-fi para oferecer mais segurança aos pequenos.

O nome Tin Can faz referência à antiga brincadeira de comunicação com duas latas conectadas por um barbante, simulando um telefone à distância. No entanto, o produto vai além da brincadeira: os dispositivos não utilizam números convencionais, mas sim identificadores únicos de cinco dígitos, permitindo que as crianças se comuniquem entre si ou com familiares de forma restrita e controlada.

Por meio de um aplicativo, os pais podem adicionar ou remover contatos, garantindo o controle sobre com quem os filhos podem falar. O objetivo é proporcionar autonomia de comunicação sem expor as crianças aos riscos dos smartphones.

O produto ganhou destaque nas redes sociais após um vídeo da influenciadora Caitlin Begg viralizar no TikTok, ultrapassando cinco milhões de visualizações em agosto.

Em entrevista ao Business Insider, Kittleson destacou a importância de oferecer alternativas saudáveis à tecnologia: “É importante que as crianças tenham independência para se conectar com as pessoas que desejam. Se vamos adiar a entrega de smartphones para nossos filhos, precisamos de opções, e o telefone da Tin Can é exatamente isso”.