Meio Ambiente
Alagoana é selecionada para programa global de liderança ambiental criado pelo príncipe William
Mayris Nascimento, fundadora do projeto Nosso Mangue, representará o Brasil no Generation Earthshot Leadership Programme 2025, no Rio de Janeiro
A alagoana Mayris Nascimento, fundadora do projeto Nosso Mangue, foi uma das selecionadas para participar do Generation Earthshot Leadership Programme 2025, iniciativa internacional criada pelo príncipe William para formar jovens líderes ambientais. A jovem foi escolhida entre mais de 500 candidatos brasileiros, destacando-se por sua atuação em sustentabilidade e inovação social.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o programa acontece entre os dias 2 e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, e reunirá 75 jovens, sendo 50 brasileiros, 15 da Ásia e 10 da África. Durante o encontro, os participantes participarão de oficinas de liderança, visitas de campo e trocas de experiências com especialistas e empreendedores ambientais.
Mayris, que é estudante de Química com formações complementares em negócios de impacto e gestão de carbono, lidera o Nosso Mangue, projeto voltado à recuperação e conservação de manguezais por meio do turismo regenerativo e da educação ambiental. Para ela, a conquista representa o reconhecimento coletivo de um trabalho que valoriza comunidades tradicionais e saberes locais.
“Vou levar comigo o legado das comunidades ribeirinhas, das mulheres negras, dos jovens e dos detentores de um saber tradicional inestimável (...). Essa oportunidade é a certeza de que é possível horizontalizar os conhecimentos científicos e populares em prol da restauração”, afirmou a jovem.
Além do projeto, Mayris atua como consultora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), é vice-presidente da Associação Nacional de Negócios de Impacto e integra fóruns ambientais em Alagoas, como o Pacto Estadual Pró-Manguezais e o Comitê Consultivo do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.
O Generation Earthshot é promovido pela organização britânica Common Purpose em parceria com o The Earthshot Prize, premiação criada em 2020 pelo príncipe William para apoiar soluções inovadoras no enfrentamento da crise climática. A edição de 2025 coincide com o Earthshot Prize Summit, que pela primeira vez será sediado na América Latina.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas