Internacional
Coreia do Norte confirma teste com mísseis multiuso
Kim exaltou 'claro sinal do progresso militar' de Pyongyang
A Coreia do Norte confirmou o teste de um sistema lançador de mísseis multiuso leve recém-desenvolvido e de vários foguetes de cruzeiro táticos, anunciou a agência sul-coreana Yonhap nesta quarta-feira (27).
O teste foi supervisionado pelo líder Kim Jong-un.
A informação veio após a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (Kcna) ter publicado uma reportagem um dia depois de as forças armadas de Seul terem detectado, na segunda-feira (25), o lançamento de vários mísseis balísticos de curto alcance e foguetes de artilharia em direção ao Mar Amarelo, a partir da região de Jongju, na província de Pyongan do Norte.
"O teste fez parte do plano de modernização da artilharia e dos mísseis das Forças Armadas [de Pyongyang] para atingir a meta quinquenal de desenvolvimento da defesa nacional", afirmou a Kcna.
A prova "analisou e avaliou o desempenho da ogiva de propósito específico do míssil balístico tático, a confiabilidade do foguete de artilharia controlada de 240 milímetros com alcance estendido - utilizando um sistema de navegação autônomo de ultraprecisão - e a precisão de ataque guiado por inteligência artificial do míssil de cruzeiro tático", acrescentou a agência.
Segundo o relatório, Kim expressou "grande satisfação" com o teste, classificando-o como um "sinal claro do progresso militar e do aumento da capacidade de combate" do país.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça