Internacional
Israel teria 'bloqueado' rádio de flotilha com hit de Britney Spears
Música da cantora foi tocada em volume máximo para interferir comunicações
As Forças de Defesa de Israel teriam utilizado a música "Oops, I Did It Again", da cantora Britney Spears, em alto volume para interferir nas comunicações de uma embarcação da flotilha humanitária com ajuda para a Faixa de Gaza.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) em um vídeo gravado por um ativista a bordo e compartilhado na rede social X.
Nas imagens, o ativista mostra os alto-falantes instalados na embarcação e acusa militares de estarem "interferindo em nosso canal de comunicação" e de "nos impedir de fazer chamadas de socorro".
Ele afirma ainda que a ação configuraria uma tentativa de bloquear transmissões da flotilha: "Eles estão atacando uma flotilha humanitária; isso é uma verdadeira violação do direito internacional e também um crime de guerra", conclui o ativista no vídeo.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel interceptaram o controle das embarcações da Flotilha Global Sumud, com ajuda humanitária para Gaza, em águas internacionais, perto de Chipre.
Imagens de uma transmissão ao vivo do Times of Israel mostraram comandos da Marinha israelense abordando uma das embarcações durante a operação no Mediterrâneo. A flotilha, que teria partido da Turquia com cerca de 50 embarcações, declarou que perdeu contato com parte de sua frota após a intervenção militar.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência