Internacional
Governo Trump reduz o financiamento de programas de abuso de substâncias e saúde mental em todo o país
NOVA YORK (AP) — O governo Trump fez cortes abruptos e abrangentes nos programas de abuso de substâncias e saúde mental em todo o país, em um movimento que, segundo os defensores, colocará em risco a vida de alguns dos mais vulneráveis do país.
O Abuso de Substâncias e Administração de Serviços de Saúde Mental na noite de terça-feira cancelou cerca de 2.000 doações que representam quase US$ 2 bilhões em financiamento, de acordo com um funcionário do governo com conhecimento dos cortes que não estava autorizado a discuti-las publicamente.
A medida atrasa o financiamento para uma ampla faixa de subsídios discricionários e representa cerca de um quarto do orçamento geral da SAMHSA. Ele se baseia em outros cortes amplos que foram feitos nos EUA. Secretaria de Saúde e Serviços Humanos, incluindo o eliminação de milhares de empregos e o congelamento ou cancelamento de bilhões de dólares para pesquisa científica.O.
Os últimos cortes de financiamento comprometem imediatamente os programas que dão serviços diretos de saúde mental, tratamento opióide, recursos de prevenção de drogas, apoio dos pares e muito mais às comunidades afetadas pelo vício, doenças mentais e falta de moradia.
“Sem esse financiamento, as pessoas perderão o acesso a serviços que salvam vidas,” disse Yngvild Olsen, ex-diretor do Centro de Tratamento de Abuso de Substâncias da SAMHSA e conselheiro nacional da Manatt Health. “Os provedores realmente precisarão analisar a possibilidade de demitir a equipe e não poder continuar.”
Financiamento vinculado às prioridades da agência
a SAMHSA, uma subagência da HHS, notificou os beneficiários das subvenções que seu financiamento seria cancelado imediatamente em cartas enviadas por e-mail na noite de terça-feira, de acordo com várias cópias recebidas por organizações e revisadas pela Associated Press.
As cartas, assinadas pelo Vice-Secretário Adjunto Principal da SAMHSA, Christopher Carroll, justificaram as rescisões usando um regulamento que diz que a agência pode rescindir qualquer prêmio federal que “não efetue mais as metas do programa ou as prioridades da agência.”
Os beneficiários do subsídio que foram notificados dos cancelamentos disseram que estavam confusos com essa explicação e não receberam mais detalhes sobre o motivo pelo qual a agência achou que seu trabalho não correspondia ao da SAMHSA prioridades.O.
“O objetivo de nossas doações está inteiramente de acordo com as prioridades listadas nessa carta,” disse Jamie Ross, CEO da PACT Coalition, com sede em Las Vegas, uma organização comunitária focada em questões de uso de substâncias que perdeu financiamento de três doações totalizando US $560.000.
A HHS não respondeu a um pedido de comentário sobre os cancelamentos de financiamento, que foram relatados pela primeira vez pela NPR. Duas fontes da SAMHSA que não estavam autorizadas a falar com a mídia disseram que a equipe não foi amplamente notificada da ação da agência.
Programas em risco depois que o financiamento é cortado
Organizações que se recuperaram das notícias na quarta-feira disseram à AP que já haviam sido forçadas a cortar funcionários e cancelar treinamentos. A longo prazo, muitos estavam considerando se poderiam manter os programas vivos, transferindo-os para diferentes fontes de financiamento ou se precisariam interromper completamente os serviços.
Robert Franks, CEO do provedor de saúde mental Baker Center for Children and Families, com sede em Boston, que perdeu dois subsídios federais, totalizando US$ 1 milhão, disse que a perda de financiamento forçará sua organização a demitir funcionários e colocar o atendimento em risco para cerca de 600 famílias que o recebem. Uma das bolsas canceladas foi concedida por meio da Iniciativa Nacional de Estresse Traumático Infantil, um programa de mais de 20 anos que apoia o atendimento especializado a crianças que passaram por eventos traumáticos que vão desde abuso sexual até violência escolar.
Franks disse que o trabalho de sua organização avança diretamente nas metas da SAMHSA para lidar com doenças mentais. Ele disse que o atendimento ao trauma prestado às crianças por meio de sua organização ajuda pessoas de todas as esferas da vida e reduz os encargos sobre outras partes da sociedade.
“A realidade é que esses programas são provavelmente nossa ferramenta mais eficaz para resolver os problemas que eles identificam como sendo críticos para eles,”, disse ele. “Honestamente, EU não entendo isso."
A Associação Nacional dos Diretores de Saúde Comportamental e Deficiência do Desenvolvimento do Condado, um grupo que representa as organizações locais que prestam serviços de rede de segurança, enviou uma carta aos seus membros na quarta-feira observando que muitos de seus parceiros estimaram que as reduções de financiamento estavam focadas em subsídios classificados como Programas de Significado Regional e Nacional. Eles também disseram que as doações totalizaram cerca de 2.000 e provavelmente totalizaram cerca de US $2 bilhões.
O grupo disse acreditar que certas doações em bloco, 988 financiamentos de suicídio e tábua de salvação de crise e Clínicas Certificadas de Saúde Comportamental Comunitária foram poupadas dos cortes.
Para Honesty Liller, CEO da organização de apoio aos pares McShin Foundation em Richmond, Virgínia, a perda de cerca de US $1,4 milhão em financiamento é pessoal. Ela disse que a fundação que ela leva salvou sua vida há 18 anos, quando ela estava lutando com um vício em heroína.
A concessão terminada já forçou Liller a demitir cinco funcionários. Isso significa que menos pares estão disponíveis para entrar em prisões locais e visitar pessoas encarceradas que estão se recuperando de um distúrbio de abuso de substâncias.
“Eles precisam de revendedores de esperança como nós, precisam de pessoas que tenham experiência vivida em recuperação e precisam desse financiamento,” disse Liller. “Eu simplesmente nunca me senti tão instigado.”
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026