Internacional

Real Madri se livra de Xabi Alonso e promove gerente de equipe B Álvaro Arbeloa

Por TALES AZZONI Escritor Esportivo AP 12/01/2026
Real Madri se livra de Xabi Alonso e promove gerente de equipe B Álvaro Arbeloa
O técnico do Real Madri, Xabi Alonso, olha antes da partida espanhola de futebol da La Liga, entre Real Madri e Sevilla, em Madri, Espanha, em 20 de dezembro de 2025. - Foto: AP/Manu Fernandez, Arquivo

MADRI (AP) — O Real Madri puxou o gatilho e substituiu Xabi Alonso pelo técnico da equipe B, Álvaro Arbeloa, na segunda-feira.

O Madri disse que Alonso saiu de comum acordo, mas seguiu uma passagem tumultuada que durou menos de oito meses e aconteceu um dia depois de o Madri perder para o Barcelona por 3 a 2 na final da Supercopa da Espanha, na Arábia Saudita.

Alonso foi imediatamente substituído por Arbeloa —, eles foram companheiros de equipe de Madri, Liverpool e Espanha e venceram a Copa do mundo juntos em 2010.

“O Real Madri deseja anunciar que, de comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar seu tempo como treinador da primeira equipe,” disse um comunicado. “Xabi Alonso sempre carregará o carinho e a admiração de todos os madrilenhos porque ele é uma lenda do Real Madri e sempre representou os valores do nosso clube. O Real Madri sempre será sua casa.”

O clube também agradeceu a comissão técnica de Alonso.

Alonso chegou em maio passado sob grandes expectativas como substituto de Carlo Ancelotti e pressão construída já que o time sofria para jogar bem sob seu comando. Teve spats com jogadores como Vinícius Júnior e reportagens generalizadas da mídia disseram que ele perdeu o controle do vestiário.

Vinícius, e outros, reclamaram mais de uma vez de serem substituídos pelo treinador durante as partidas. Alguns jogadores apoiaram publicamente o treinador no final do ano passado mas a situação não pareceu melhorar muito.

Após a derrota de domingo em Jeddah, Alonso parecia querer que sua equipe fizesse uma guarda de honra para o Barcelona durante a cerimônia de premiação, mas Kylian Mbappé e outros jogadores o chamaram de volta e se afastaram.

Mbappé foi o primeiro jogador a se despedir de Alonso na segunda-feira. Mbappé elogiou e agradeceu Alonso em um História Instagram que acompanhava uma foto dele e do treinador se saudando.

“Tem sido curto, mas foi um prazer jogar para você e aprender com você,”, escreveu o astro da França. “Obrigado por me dar a confiança desde o Dia 1. Vou me lembrar de você como um dirigente que teve ideias claras e sabe muitas coisas sobre futebol. Boa sorte para você (r) no próximo capítulo.”

Outros jogadores madrilenhos também postaram mensagens agradecendo Alonso e desejando sorte. Vinícius não estava entre os que se despediram publicamente do treinador.

Alonso não fez de imediato nenhum comentário público.

Ele esteve no comando do Madri em 34 partidas em todas as competições, vencendo 24, perdendo seis e empatando quatro.

O Madri venceu o primeiro clasico da temporada em outubro por 2 a 1, mas ainda está atrás do Barcelona por quatro pontos na metade da La Liga. A próxima partida da equipe é na quarta-feira no Albacete pelas oitavas de final da Copa do Rei.

Como jogador, Arbeloa ajudou o Madri a conquistar oito títulos de 2009-16, incluindo duas Copas da Europa e uma liga espanhola. Arbeloa também ajudou a Espanha a vencer a Copa do mundo de 2010 e os Campeonatos Europeus de 2008 e 2012.

Alonso, de 44 anos, estava na mesma equipe da Espanha, assim como a equipe de Madri que venceu a Liga dos Campeões de 2014. Conquistou seis títulos pelo Madri de 2009 a 14.

O Arbeloa, de 42 anos, treinava a equipe B desde junho. Ele também treinou equipes juvenis no clube.

Alonso assinado em maio a junho de 2028. Ele levou o Bayer Leverkusen a uma liga e dobradinha sem precedentes na Alemanha em sua primeira temporada completa depois assumindo a equipe quando estava na zona de rebaixamento da Bundesliga na temporada anterior.