Internacional

Desabamento de um aterro sanitário matou uma pessoa e deixou pelo menos 27 desaparecidas, segundo a polícia filipina

Por JIM GOMEZ, Associated Press 09/01/2026
Desabamento de um aterro sanitário matou uma pessoa e deixou pelo menos 27 desaparecidas, segundo a polícia filipina
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Ilustração IA

MANILA, Filipinas (AP) — Uma avalanche de lixo soterrou trabalhadores em uma central de triagem de resíduos em uma cidade do centro das Filipinas, matando uma pessoa, ferindo sete e deixando pelo menos 27 desaparecidas, informou a polícia nesta sexta-feira.

Equipes de resgate salvaram oito pessoas com vida e continuam as buscas por outros desaparecidos que ainda estão presos sob os escombros após um enorme monte de lixo e entulho desabar sobre eles na vila de Binaliw, na cidade de Cebu, informou a polícia. Entre os afetados estavam trabalhadores do aterro sanitário, mas não se sabe se pessoas que não trabalhavam na obra também estão entre as vítimas.

Uma das pessoas resgatadas, uma funcionária de um aterro sanitário, morreu a caminho do hospital, informou o diretor regional da polícia, Brigadeiro-General Roderick Maranan, à Associated Press, acrescentando que os demais sobreviveram com ferimentos.

As buscas e os esforços de resgate pelos 27 desaparecidos continuavam, disse Maranan, citando um relatório policial inicial.

O prefeito de Cebu, Nestor Archival, afirmou na sexta-feira que pelo menos 12 pessoas foram resgatadas e outras 38 permanecem desaparecidas. O motivo da discrepância entre o número de desaparecidos e resgatados divulgado pela polícia e por Archival não ficou imediatamente claro.

“Todas as equipes de resposta permanecem totalmente empenhadas nos esforços de busca e resgate para localizar as pessoas desaparecidas restantes, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança”, disse Archival em um comunicado publicado no Facebook.

No aterro sanitário, dezenas de socorristas trabalharam mobilizados durante a noite em busca de pessoas presas nos escombros.

“O governo municipal garante ao público e às famílias dos afetados que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para assegurar a segurança, a transparência, a responsabilidade e a assistência humanitária enquanto as operações continuam”, disse Archival.

Autoridades e funcionários da instalação de gerenciamento de resíduos, que possui 110 empregados, realizariam uma reunião de emergência na sexta-feira, disse Archival.

Um dos prédios baixos atingidos pela avalanche de lixo que desabou no aterro era um armazém onde os trabalhadores separavam resíduos recicláveis ​​do lixo comum, disse Maranan, acrescentando que ainda não está claro se as casas próximas também foram afetadas.