Internacional

Adolescente de 13 anos é o mais jovem transgênero da Itália

Justiça da Ligúria reconheceu mudança de sexo de Giulio

Redação ANSA 22/12/2025
Adolescente de 13 anos é o mais jovem transgênero da Itália
Tribunal de La Spezia deferiu pedido de mudança de gênero feito por pais de Giulio

A Justiça na Itália reconheceu a mudança de sexo para um adolescente de 13 anos, que se tornou o mais jovem transgênero da história do país.

O caso aconteceu na cidade de La Spezia, na Ligúria, em uma família com filhas gêmeas. Segundo relatos do jornal Resto del Carlino, desde muito cedo, uma delas começou a manifestar desconforto com uma feminilidade que não reconhecia como sua.

Por esse motivo, seus pais buscaram um serviço médico especializado, que revelou transtornos de identidade de gênero, confirmados em 2021 pelo Centro de Andrologia e Endocrinologia do Hospital Careggi, onde o jovem iniciou seu tratamento.

A decisão do Tribunal de Spezia para a retificação nos documentos de Giulio (nome fictício) se deu a partir de um "percurso psicoterapêutico, com terapias hormonais bem-sucedidas e com a gestão madura do sofrimento social resultante do processo de mudança".

Para a Justiça, "o adolescente desenvolveu plena consciência da incongruência entre seu corpo e sua experiência de identidade até então vivida", permitindo-lhe, assim, "concluir, com consciência, um projeto com o objetivo de restabelecer irreversivelmente um estado de harmonia entre corpo e mente na percepção de sua própria identidade sexual".

Para o advogado Stefano Genick, que representou a família de Giulio, "a sentença histórica reconhece um caminho para a afirmação, o que é muito importante dada a sua tenra idade".

Já a irmã gêmea e os pais do jovem sempre viram o processo de transição como "natural".

"Aos 13 anos, sua identidade de gênero já está estabelecida, conforme conclusão de laudos médico-legais solicitados pelo Ministério Público", afirmou Genick.