Internacional
Mídia: gestão Trump cogita mais sanções ao Brasil, em tempo real, durante julgamento de Bolsonaro
Segundo o portal UOL, há uma lista de "sanções e punições" a serem aplicadas ao país, a depender da decisão dos ministros do STF; governo Lula está ciente e se prepara para tomar ações para mitigar eventuais novas punições.
O governo do presidente estadunidense, Donald Trump, vai acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcado para iniciar na terça-feira (2), e cogita aplicar mais tarifas ao Brasil, em tempo real, a depender das decisões tomadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do portal UOL, obtidas junto a fontes da administração Trump.
Bolsonaro e outros sete aliados serão julgados pela Primeira Turma do STF por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo o portal, integrantes do governo Trump afirmaram que há uma lista de "sanções e tarifas" passíveis de serem aplicadas ao Brasil durante o julgamento, conforme os ministros indiquem o destino que pretendem dar ao ex-presidente.
As fontes não indicaram o teor exato das punições, afirmando apenas que a entrada em vigor depende exclusivamente da decisão de Trump. Porém, discussões em Washington apontam para mais revogações de vistos de autoridades brasileiras, sanções financeiras a outros integrantes do STF e uma revisão da lista de itens excluídos do tarifaço de 50% aplicado ao Brasil.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está ciente da possibilidade de mais sanções decorrentes do julgamento. Um embaixador brasileiro que acompanha o caso afirmou ao portal que negociar a independência do Judiciário nunca foi uma opção, portanto o governo se prepara tomar medidas para mitigar os efeitos de uma eventual nova rodada de sanções norte-americana.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais