Internacional
Putin: Rússia e China veem nova 'ordem mundial' e Moscou tem 'propostas' para crise Israel-Irã
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 20, que Moscou e Pequim compartilham uma visão comum para a formação de uma nova arquitetura global. "Rússia e China estão trabalhando juntas para construir uma ordem mundial multipolar justa, com base no primado do direito internacional e no papel central das Nações Unidas", disse o líder russo durante discurso no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Putin ressaltou que o sistema atual "se baseia em regras que ninguém viu" e que o chamado "bilhão de ouro", expressão usada por ele para se referir ao Ocidente, "quer manter sua dominação a qualquer custo". Para o presidente, o objetivo da Rússia é construir uma plataforma aberta e justa de crescimento global, e não modernizar "velhos mecanismos da era da globalização, que em grande parte se deslegitimaram".
Sobre a escalada das tensões no Oriente Médio, Putin declarou que a Rússia não está se propondo como mediadora no conflito entre Irã e Israel, mas ressaltou que o país mantém contato com todas as partes envolvidas. "Temos nossas propostas, e estamos prontos para compartilhá-las", disse, sem detalhar quais seriam essas ideias.
Putin defendeu a necessidade de diálogo para conter os riscos de agravamento da crise. "É preciso evitar uma escalada, sentar-se à mesa de negociações e buscar uma solução aceitável para todos", afirmou. Segundo ele, "ações impulsivas podem levar a consequências imprevisíveis, inclusive para aqueles que acham que estão no controle".
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola