Internacional
Agentes dos EUA recebem ordem para limitar batidas e prisões em meio a protestos
Os serviços de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICA, na sigla em inglês) receberam ordens para limitar batidas e prisões após protestos em massa em Los Angeles, que se espalharam para outras cidades do país, informou nesta sexta-feira (13) o New York Times, citando autoridades norte-americanas.
"A administração Trump mudou inesperadamente o foco de sua campanha de deportações em massa, instruindo autoridades do ICE a suspenderem em grande parte batidas e prisões nos setores de agricultura, hotelaria e restaurantes", afirma a publicação.
Segundo o jornal, as novas diretrizes foram enviadas aos chefes regionais da imigração na última quinta (12).
No dia 7 de junho, o ICE realizou uma grande operação no centro de Los Angeles, identificando um número significativo de imigrantes ilegais. No dia seguinte, a Casa Branca anunciou o envio da Guarda Nacional à cidade.
As autoridades do condado de Los Angeles afirmaram posteriormente que não solicitaram o apoio da Guarda Nacional e enfatizaram que a decisão foi tomada sem coordenação com os governos locais.
Em resposta, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, entrou com uma ação judicial contra o presidente Donald Trump, o Pentágono e o secretário de Defesa Pete Hegseth por violação da legislação federal e da Constituição.
Após os distúrbios em Los Angeles, manifestações e protestos contra a política de imigração da administração Trump se espalharam por outras cidades da Califórnia, incluindo São Francisco, e mais tarde por outros estados dos EUA, como Washington.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado