Internacional
Exército israelense pretende capturar 75% da Faixa de Gaza em 2 meses, diz mídia
As Forças de Defesa de Israel (FDI) planejam capturar 75% da Faixa de Gaza nos próximos dois meses, como parte de seu novo plano ofensivo, expulsando civis dos 25% restantes do território, informou o jornal The Times of Israel, citando documentos das FDI.
As forças israelenses controlam atualmente cerca de 40% do enclave, com os 35% restantes previstos para serem capturados em cerca de 60 dias, informou o jornal ainda no domingo (25).
Além disso, após o lançamento da ofensiva em larga escala, mais de dois milhões de civis em Gaza serão evacuados para "zonas mais seguras" na área costeira de al-Mawasi, no sul, em Deir al-Balah e Nuseirat, no centro de Gaza, e no centro da Cidade de Gaza, acrescentou a apuração.
Fontes militares citadas pelo jornal afirmaram que a liderança das FDI decidiu concentrar seus esforços na destruição da infraestrutura do Hamas e na captura de territórios. O Hamas teria construído aproximadamente 900 quilômetros de túneis subterrâneos, dos quais as forças israelenses neutralizaram apenas 25%.
Israel retomou os ataques à Faixa de Gaza em 18 de março, citando a recusa do Hamas em aceitar o plano dos EUA de estender o cessar-fogo, que expirou em 1º de março. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde de Gaza, mais de 3.700 pessoas foram mortas em Gaza e mais de 10.700 ficaram feridas desde 18 de março.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados