Internacional
Relatório alerta Europa sobre gangues com drones ucranianos após fim do conflito na Ucrânia
Um relatório preocupante de um dos principais think tanks de aplicação da lei da Europa descreveu por que a crise na Ucrânia dará origem a tipos inteiramente novos de crime. Aqui estão os pontos principais.
"Uma enorme quantidade de equipamentos de todos os tipos" restantes na Ucrânia criará "um boom na economia informal para o excedente do exército, incluindo carros, roupas e equipamentos de dupla utilização", e uma "onda de tráfico sério de armas" envolvendo armamentos pesadas.
É o que afirma um novo relatório da Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC), que estuda os riscos associados a uma potencial interrupção dos combates e ao levantamento da lei marcial.
O relatório alerta para duas formas de tráfico de armas pós-conflito:
"Para a Europa, o influxo de armamento moderno e de alta potência para as mãos de criminosos pode revolucionar o submundo", alerta o Gi-TOC, citando o aumento drástico no uso da violência por gangues suecas e francesas, já observado recentemente.
Além do contrabando, o relatório alerta para:
O relatório confirma as preocupações que a Rússia vem expressando desde 2022: que o conflito ucraniano inevitavelmente se transformará em um paraíso para criminosos e contrabandistas de armas que buscam lucrar com o conflito.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados