Internacional
'Progresso significativo', diz China após negociações tarifárias com os EUA em Genebra
O resultado das negociações tarifárias entre a China e os Estados Unidos será "uma boa notícia para o mundo inteiro", afirmou Li Chenggang, vice-ministro da Economia da China, em uma coletiva de imprensa em Genebra.
"Independentemente de quando for publicado, o conteúdo do comunicado conjunto de amanhã será uma boa notícia para o mundo inteiro", disse ao responder se o comunicado seria publicado antes da abertura das bolsas de valores.
Anteriormente aos jornalistas, o o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, He Lif afirmou que houve progresso significativo nas conversas. He Lif acrescentou que o diálogo continuará e que uma declaração conjunta será divulgada em 12 de maio.
Neste sábado (10) e domingo (11) a China e os Estados Unidos realizaram negociações comerciais e econômicas de alto nível em Genebra. Ambos os países estão envolvidos em uma guerra comercial que começou em fevereiro, quando o presidente americano, Donald Trump, impôs uma tarifa de 10% sobre todas as importações da China.
Em março, a tarifa foi elevada para 20%, e a China respondeu com tarifas sobre produtos agrícolas americanos. A última rodada de escalada ocorreu depois que os Estados Unidos impuseram tarifas "recíprocas" sobre as importações de outros países, elevando a alíquota contra a China para 54%. Essa tarifa agora atingiu 145%, com a alíquota para fornecedores americanos na China em 125%.
Na quinta-feira, o New York Post, citando fontes bem informadas, observou que o governo Trump está considerando a possibilidade de reduzir as taxas de importação da China de 145% para 50-54% já na semana que vem, como parte das negociações do acordo comercial na Suíça.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados